A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou uma nova atualização sobre a redução dos valores dos pisos mínimos de frete, publicada no Diário Oficial, na última terça-feira (23). No reajuste, o órgão reduziu mais uma vez o preço médio.
O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018 determina que a tabela seja reajustada sempre que houver oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima.
De acordo com informações do levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 14 a 20 de maio de 2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$ 5,46 por litro, contra R$ 5,79 apresentado desde a publicação do último reajuste na tabela de frete.
"Podemos verificar que quem sofreu a maior redução foi a tabela D, quando há contratação apenas de veículo de carga de alto desempenho. Além disso, a portaria vigente apresenta uma redução média nos valores de -3,00%, quando comparada imediatamente com a resolução anterior", disse Raquel Serini, economista e coordenadora de projetos do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC).
Isoladamente, segundo o IPTC, quem sofreu o maior impacto foi o transporte de carga frigorificada/aquecida - tabela D, considerando as variações de CCD previstas na legislação, atingindo -3,62% de redução.
LEIA TAMBÉM: