A Fagundes Construção e Mineração, fornecedora de serviço de infraestrutura e mineração, fechou um acordo com a Trimble Transportation Latam, que desenvolve soluções de tecnologia para monitoramento de frota, para garantir mais segurança e precisão às operações.
O diretor comercial da Fagundes, José Fernando Fagundes, afirma que a segurança é um dos pilares de sustentabilidade da empresa. “Acredito que se as pessoas não trabalharem seguras e não puderem voltar para suas casas não tem sentido a empresa existir. A empresa cresce, se desenvolve e se mantém através das pessoas.”
Para garantir uma operação segura e assertiva, a Fagundes investiu na tecnologia Vsafe da Trimble. A solução conta com uma câmera Driver Status Monitor (DSM) voltada para o motorista, que realiza a identificação facial do condutor e capta sinais de sinais de cansaço e desatenção prejudiciais à segurança.
Além disso, uma câmera Advanced Driver Assistance System (ADAS) é instalada voltada para a pista para que sejam identificados casos como trocas de faixa sem sinalização, aproximação e risco de colisão. A partir dessas informações, o gestor pode acompanhar o motorista em tempo real pelo Vfleets, um software em nuvem, ou pelo Vmanager, aplicativo para smartphones.
A tecnologia detecta ainda comportamentos de risco ao volante como falar ao celular, fadiga, sonolência, distração e aproximação ou risco de colisão. “O sensor emite alertas ao motorista e para a central de monitoramento. Isso, integrado à telemetria, possibilita ao gestor realizar as tratativas em tempo real, evitando ocorrências futuras e, até mesmo, acidentes. É um investimento que traz inúmeros benefícios às empresas”, diz o diretor de Marketing e Vendas da Trimble Transportation Latam, Rony Neri.
Para o gerente Comercial da Fagundes Construção e Mineração, Guilherme Vieira, a implantação da solução Trimble Transportation minimiza o impacto dos possíveis erros humanos. “A pessoa pode ter a cultura de segurança, conhecer todos os procedimentos, mas mesmo assim pode ter uma falha, por um motivo até externo. A implantação da tecnologia na nossa frota trouxe a certeza da segurança e facilitou a melhor utilização dos equipamentos e também possibilitou que a gestão fosse mais assertiva no processo.”