A Portonave – Terminais Portuários de Navegantes (SC) recebeu, no último dia 7 de abril, três portêineres e cinco transtêineres. A previsão é a de que todos esses equipamentos estejam em operação até o final do primeiro semestre. Embora sem revelar o valor do investimento o terminal informa que essas aquisições fazem parte do plano de expansão das atividades.
Os equipamentos utilizados para movimentar contêineres à beira do cais são da marca Terex Fantuzzi, modelo Post Panamax. Cada portêiner tem capacidade de suspensão de 75 toneladas, o que capacita a Portonave a atender com mais eficiência navios com 48 metros de boca (19 rows – linhas de contêineres). Já os transtêineres são da marca Terex Noell e têm capacidade de suspensão de 40 t. Com estes o terminal agora tem um total de seis portêineres e 18 transtêineres.
O terminal também ganhará, ao longo deste ano, mais espaço operacional. A área atual de 270 mil m² na qual são movimentados 51.600 TEUs por mês, deve ser expandida para 410 mil m². Hoje, Portonave suporta estaticamente 15 mil TEUs e tem capacidade de movimentação de 1 milhão de TEUs anuais.
Escala
Outra novidade fica por conta do novo serviço para a Ásia. Denominada Ipanema, a rota terá escalas semanais na Portonave e é operada com onze navios pela MSC.
A primeira embarcação deste novo serviço será o MSC Jenny, que sairá de Xangai no próximo dia 18 de maio e tem previsão de chegada em Navegantes no dia 25 de maio. Além do terminal catarinense, a rotação escala os portos de Buenos Aires (Argentina), Santos (SP), Cingapura, Yantian, Chiwan, Hong Kong, Ningbo e Xangai, estes cinco últimos em território chinês.