Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

Namisa inicia operações do Iveco Trakker 8x4 no Brasil

Por Redação em 18 de fevereiro de 2011 às 10h28 (atualizado em 10/05/2011 às 14h20)
Companhia adquire 45 unidades do novo modelo extrapesado para reforçar logística de minério de ferro em Minas Gerais A Nacional Minérios (Namisa), subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que atua na mineração de ferro no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, apresentou nesta quarta-feira (16), no complexo de Pires, localizado na cidade de Congonhas, os novos caminhões Trakker 8x4, que a Iveco traz para o Brasil com foco nos setores de mineração e de construção civil de grande porte. Ao todo foram adquiridas 45 unidades do novo modelo off-road, das quais cinco foram utilizadas em um test drive realizado na mina do Engenho, a 12 km do complexo de Pires. Na ocasião, jornalistas, engenheiros e executivos puderam conferir o desempenho do veículo no terreno acidentado da mina, enfrentando aclives e declives com um carregamento de cerca de 35 toneladas no implemento basculante. Os caminhões Trakker 8x4 serão utilizados no transporte de carga da mina até o complexo de Pires, onde é realizado o beneficiamento do minério – processo de alteração da concentração do material – e o encaminhamento para a malha ferroviária. Devido a restrições nas estradas, os novos veículos estão, atualmente, realizando atividades de movimentação internas. Porém, a operação terá início a partir de julho, com a construção de uma estrada particular ligando as minas ao complexo. Segundo Sérgio Sampaio, diretor administrativo da Namisa, a operação do Iveco Trakker 8x4 na nova via proporcionará ganhos em torno de R$ 5,5 milhões ao mês. “Esta parceria é muito importante para a nossa logística. O Trakker é um caminhão concebido para operar na mineração”, declarou Sampaio. Serão transportadas, ao todo, cerca de 800 mil t de carga por mês. Além do Iveco Trakker 8x4, a Namisa investiu ainda na compra de dez Trakker 6x4 versão plataforma, um Trakker 6x4 versão cavalo mecânico, 13 EuroCargo 4x2 e cinco EuroCargo 6x4, totalizando 74 veículos. Os valores da negociação não foram divulgados. Todos os caminhões Trakker 8x4 vendidos à Namisa possuem implemento caçamba fabricados pela Rossetti Equipamentos Rodoviários. A Namisa é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil, com 25,5 milhões de t movimentadas em 2010. Segundo Sérgio Sampaio, a previsão é que a companhia exporte 40 milhões de t no ano de 2015. O caminhão Importado da planta da companhia em Madri, na Espanha, o novo modelo extrapesado Trakker 8x4 é uma evolução do modelo 6x4, segundo a gerente de Projetos da Plataforma de Pesados da Iveco, Renata Campos. “Foram necessárias 12 mil horas de engenharia e 60 mil km de testes”, declara. De acordo com Renata, o veículo foi testado por seis meses em campos de mineração, para que fosse avaliado seu desempenho e também ouvidas as sugestões e críticas dos próprios operadores, adaptando o produto ao mercado brasileiro. Equipado com motor Iveco FPT Cursor 13 de 420 cv de potência e 1.900 N.m de torque máximo, o Trakker 8x4 possui transmissão automatizada, com caixa ZF Astronic de 16 velocidades com intarder, que combinado ao Iveco Turbo Brake dá ao modelo capacidade de frenagem de 910 cv. Com capacidade de carga de 35,5 t e Peso Bruto Total (PBT) de 50 t, o Trakker 8x4 tem capacidade máxima de tração de 132 t, podendo chegar a 176 t em condições excepcionais de operação. Além disso, o veículo possui ângulo de ataque de 26º, que proporciona melhor desenvoltura em terrenos acidentados. Segundo Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America, o Trakker 8x4 foi projetado para trabalhar em condições extremas. “Seu chassi é resultado de um projeto específico, feito em aço de alta resistência, com longarinas de 10 mm de espessura”, explica o executivo. O modelo traz ainda para-choque dianteiro tripartido feito em aço e suspensão da cabine de quatro pontos com molas helicoidais que absorvem os impactos transmitidos pelo chassi, garantindo maior conforto ao operador. Otimista diante dos prospectos de crescimento do setor de mineração no Brasil, impulsionado pelo Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a Iveco projeta a venda de cerca de 200 caminhões Trakker 8x4 neste ano. “Nossa previsão é conquistar entre 10% e 15% desse mercado ainda em 2011”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco. www.iveco.com.br
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar