Navios serão aplicados no transporte de bauxita a granel da Alunorte
A Log-In Logística Intermodal finalizou a negociação para o afretamento de duas embarcações para transporte de minério de bauxita a granel entre os portos de Trombetas e Vila do Conde, ambos no estado do Pará. Os navios, que começam a operar em janeiro do próximo ano, atenderão ao contrato firmado com a Alunorte – Alumina do Norte do Brasil S.A. por cerca de dois anos. As embarcações, denominadas Castillo de Soutomaior e Castillo de Montalban, têm capacidade nominal de 71,9 mil toneladas de porte bruto cada e pertencem à Empresa de Navegação Elcano S/A.
Segundo a Log-In, uma terceira embarcação será afretada ainda no primeiro semestre de 2010 para suportar a movimentação de minério de bauxita contratada pela Alunorte. O contrato firmado entre a Log-In e a Alunorte prevê a movimentação de seis milhões de toneladas de minério de bauxita a granel por ano, com take or pay (garantia de volume mínimo) para 90% do total, por um período de 25 anos.
Os navios afretados serão utilizados para cumprir este contrato até a entrega dos dois navios de 80 mil toneladas de porte bruto cada, desenvolvidos especificamente para esta operação, que estão em construção no Estaleiro Ilha S.A. – Eisa. O investimento da Log-In na construção das embarcações é de US$ 165 milhões, iniciada no quarto trimestre de 2009. A previsão é que o primeiro navio próprio da Log-In seja entregue pelo Eisa no fim de 2011 e o outro, no terceiro trimestre de 2012.