Esta é a primeira vez que a operadora comprou esse tipo de equipamento, a ser utilizado no transporte de soja do Alto Araguaia
A América Latina Logística adquiriu, junto à GE Transportation, dez novas locomotivas, que já começaram a ser entregues esse mês. “É a primeira vez que investimos neste tipo de ativo na empresa, e escolhemos equipamentos mais potentes e confiáveis”, explica Gabriel Martelli, superintendente de Mecânica da operadora logística intermodal.
O investimento já estava previsto no planejamento da ALL divulgado em janeiro deste ano, e inclui ainda melhorias nos terminais de Santos e do Alto Araguaia (MT), a implantação de novas tecnologias, aquisições de vagão e reformas na via permanente.
As locomotivas adquiridas são do modelo AC 44, fabricadas na planta de Contagem (MG) da GE. Os equipamentos funcionam com corrente alternada e têm 4.400 hp – mais do que os 3.000 hp das C 30 que a empresa já tinha entre seus ativos. Outro diferencial foi um aumento de 86% na capacidade de tração, o que permitirá à ALL utilizar uma só locomotiva para transportar o trem de 8.000 toneladas de soja, do Mato Grosso a Santos.