Serão avaliados 36 itens em caminhões que transportam contêineres entre os terminais e o porto
Os cem primeiros caminhões aprovados pela inspeção veicular adotada no Porto de Itajaí (SC) para o transporte de contêineres receberam neste sábado, 14 de julho, o selo de identificação que certifica o cumprimento das normas vigentes quanto ao funcionamento de 36 itens obrigatórios. Até o mês de setembro, todos os caminhões que transportam cargas conteinerizadas entre os terminais e o porto terão de realizar a inspeção. Aqueles que não possuírem o selo não poderão trafegar com contêineres no perímetro urbano.
A iniciativa de promover a inspeção surgiu de um acordo entre a superintendência do porto, o governo municipal e os caminhoneiros, por meio do sindicato da categoria. Entre os itens verificados estão o funcionamento dos pinos de travamento do contêiner na carreta, freios e suspensão. Vale lembrar que, desde que não ofereça risco à segurança, o veículo apontado com alguma ressalva durante o processo de inspeção terá 60 dias para sanar a irregularidade. Durante este período, o caminhoneiro poderá efetuar o transporte, mas perderá o direito se não fizer as correções no prazo estipulado.
Para seu caminhão ser inspecionado, o proprietário ou a empresa gestora da frota deve retirar uma senha no sindicato a que está filiado. A inspeção só poderá ser feita em local credenciado. Caso seja encontrada alguma irregularidade, o reparo pode ser feito em qualquer oficina capacitada.
Para o superintendente do porto, Wilson Francisco Rebelo, a inspeção é um grande avanço para o sistema portuário. “O caminhão em melhores condições de tráfego tem reduzida a possibilidade de quebra e, conseqüentemente, de atraso nas entregas dos contêineres. Além disso, ofereceremos mais segurança ao trânsito da cidade, diminuindo o risco de acidentes causados por falha mecânica”, lembra.
Os caminhões com placas finais 0, 9 e 8 têm até o dia 30 deste mês para fazer a inspeção. Para os finais 5, 6 e 7 o prazo expira dia 10 de agosto. Em setembro, será a vez dos veículos com placas finais 1, 2, 3 e 4 serem inspecionados.