Expectativa da empresa é de que a iniciativa aumente em 15% as vendas de caminhões
Caminhoneiros autônomos que comprovem um mínimo de dois anos de trabalho na profissão têm, a partir de agora, a possibilidade de oferecer o próprio caminhão como garantia na troca por veículos novos e usados. Graças ao convênio firmado entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões Ônibus (Acav) e o Banco do Brasil, por meio do Programa de Financiamento a Caminhoneiros (Procaminhoneiro), veículos com até oito anos de uso podem ser adquiridos por autônomos.
O programa já opera em 130 concessionárias da montadora e o atendimento é realizado por funcionários do Banco do Brasil especialmente designados para esclarecer as dúvidas e fechar negócio com os motoristas. O valor a ser financiado pode corresponder a 100% da operação, mas o prazo total de financiamento é de 84 meses, com taxa de juros de 1,09% ao mês ou 13,85% ao ano.
Apesar da facilidade em obter crédito, existem algumas condições para que o caminhão do autônomo seja aceito como entrada. Preferencialmente, o veículo deve estar equipado com rastreador eletrônico e seguro, que também podem ser incluídos no financiamento.
Fabricados em Resende (RJ), os 23 modelos disponibilizados para negociação, nos segmentos de 5,5 toneladas a 45 toneladas, fazem parte das linhas Delivery, Worker e Constellation. O CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, espera que a iniciativa aumente as vendas de caminhões em 15%.