O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 850 milhões para a empresa Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos, com o objetivo de renovar e expandir sua frota de caminhões, máquinas e equipamentos. Atualmente, a empresa conta com uma frota de 50,3 mil ativos e busca, por meio desta operação, adquirir ou renovar aproximadamente 2 mil novos veículos e equipamentos.
O financiamento será realizado por meio da linha Finame Direto, integrada ao produto BNDES Máquinas e Serviços. A linha de crédito oferece um prazo de dois anos para a decisão de saque e é voltada para a compra de bens de capital, como caminhões e máquinas. A renovação da frota permitirá que a Vamos atenda às normas ambientais do PROCONVE 8, em vigor desde janeiro de 2023, que estabelece padrões de motores Euro 6. Essa norma visa reduzir em 75% as emissões de gases poluentes em relação às exigências anteriores.
O BNDES também destacou que, além dos benefícios ambientais, a modernização da frota ajudará a diminuir a idade média dos veículos que circulam no Brasil, atualmente estimada em 12 anos, de acordo com dados do Sindipeças.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, reforçou a importância da iniciativa para a descarbonização do setor de transporte no país. "Ao estimular a compra de caminhões menos poluentes, a operação reforça o compromisso com a descarbonização. Por isso, nosso apoio de R$ 850 milhões à Vamos ocorre por meio da Linha Finame Direto, que foi incorporada ao produto BNDES Máquinas e Serviços, cujo diferencial é ter um fluxo operacional simplificado nas operações realizadas diretamente com o Banco", afirmou Mercadante.