No último dia 20 de fevereiro, a XCMG Brasil, fabricante de caminhões elétricos do mundo, realizou a entrega de 10 unidades de seus inovadores veículos para a Reiter Log, empresa de logística com sede no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na fábrica da multinacional chinesa, localizada em Pouso Alegre, Minas Gerais, e contou com a presença de importantes representantes, incluindo o vice-presidente da XCMG Brasil, Tian Dong, o gerente de elétricos, Ricardo Senda, e a diretora de ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz.
Durante a cerimônia de entrega, o vice-presidente da XCMG Brasil anunciou um substancial investimento de R$ 270 milhões, destinado à nacionalização e expansão da linha de produção. Além disso, revelou a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, inaugurado neste ano, visando aprimorar o atendimento aos mercados nacional e latino-americano, bem como fortalecer as exportações para os Estados Unidos.
Tian Dong, enfatizando o compromisso da XCMG com a eletrificação no Brasil, destacou o expressivo volume de emplacamentos de caminhões pesados no país no ano anterior, reforçando o potencial desse mercado.
O gerente de elétricos, Ricardo Senda, expressou otimismo em relação à expansão da eletrificação, projetando um aumento significativo nas vendas dos caminhões elétricos da XCMG no Brasil e na América Latina para o ano corrente.
Essa visão é compartilhada por Vanessa Pilz, da Reiter Log, que ressaltou os benefícios do investimento em veículos elétricos para os negócios da empresa. Vanessa estima que até 2035, a frota da Reiter Log será totalmente movida por energias sustentáveis, impulsionando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade.
O XCMG E7-49T, o primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil, foi o veículo entregue à Reiter Log. Com capacidade para transportar até 49 toneladas e autonomia de 150 km, o E7-49T possui a vantagem da substituição rápida do pacote de baterias, reduzindo o tempo de inatividade. Equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente e transmissão automatizada de quatro marchas, o veículo promove uma significativa economia de energia elétrica em comparação com os modelos a diesel, destacando-se como uma opção mais sustentável e econômica para o transporte de cargas pesadas.
LEIA TAMBÉM: