A produção de caminhões no Brasil segue em baixa e a procura dos transportadores é por modelos fabricados até o ano passado, é o que revela a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Os dados foram divulgados na última segunda-feira (7).
De acordo com o levantamento realizado pela Anfavea, a média de emplacamentos do mesmo ano de fabricação está 21% abaixo do registrado nos últimos cinco anos. Os dados ainda mostram que enquanto nos últimos anos, em julho, 50% dos veículos emplacados eram modelos fabricados no mesmo ano, em julho de 2023 esse número cai para 29%.
Ao todo, foram 7.811 caminhões vendidos em julho, com apenas 2.265 fabricados este ano. Os outros veículos são modelos fabricados até o ano passado e que estavam em estoque nas concessionárias.
A produção também teve nova queda no mês, ficando 4% abaixo do registrado em junho. A Anfavea registra a produção de 6.749 caminhões no mês passado, ante 7.029 produzidos em junho. Na comparação com julho de 2022, a queda é de 47%. Já no acumulado do ano, a produção acumula redução de 36,2% em relação aos sete primeiros meses de 2022.
LEIA MAIS: