A Americanas incorporou no último mês de novembro 100 novos veículos utilitários elétricos para expandir sua frota logística ecoeficiente para mais cinco estados do país e Distrito Federal. Além das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, os veículos fazem parte agora da operação last mile da companhia nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Gravataí (RS), Fortaleza e Recife.
Com a entrega dos utilitários, a companhia ressalta que reafirma o objetivo de ter, até o fim de 2021, 500 veículos em sua frota ecoeficiente, entre eles bicicletas elétricas e convencionais, tuk-tuks e automóveis. Os utilitários utilizados na operação são 100% elétricos, ou seja, garantem zero emissão de poluentes e ruídos, e têm capacidade para 650 kg de carga útil.
Neste ano, a Americanas também anunciou o início da operação com 90 tuk-tuks elétricos nas principais capitais das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além de caminhões movidos a biometano e gás natural, com capacidade para transportar até 23 toneladas de carga. Na plataforma física, a companhia anunciou ainda a meta de usar 100% de energias renováveis nas lojas até 2030.
A frota ecoeficiente é uma das iniciativas da estratégia ESG (em português, Ambiental, Social e Governança) da Americanas que, na frente ambiental, tem o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono e se tornar NetZero até 2025, alinhada ao tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, da Agenda 2030, da ONU, para mitigar os efeitos da mudança global do clima.