A Reiter Log adquiriu 124 caminhões movidos a gás – natural e/ou biometano – da Scania. A transportadora, de Nova Santa Rita (RS), informa que investirá mais de R$ 100 milhões neste negócio. As entregas dos modelos R 410 foram planejadas para começar no último trimestre de 2021 e serem concluídas ao longo do primeiro semestre de 2022.
“A Reiter Log aplica recursos em energia alternativa desde 2014. Nosso investimento vai além de caminhões sustentáveis, segue com implementos de maior capacidade a fim de otimizar a carga das carretas, sistemas de telemetria, geração da própria energia e em outras ações de sustentabilidade. Firmamos um compromisso de oferecer ao cliente um novo jeito de transportar, muito mais amigável ao meio ambiente. Nasce uma nova Reiter Log, e ainda mais engajada com um futuro mais sustentável. É mais do que lucro, é um projeto de mais saúde para o planeta e as próximas gerações”, diz o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz.
Segundo o executivo, a companhia já prepara outras ações. “Estamos estudando parcerias e avaliando produzir o próprio combustível. Neste sentido, fechamos um acordo de abastecimento com a GEO Energética a fim de realizar um mapeamento do biogás”, revela.
Ativos
O modelo escolhido foi o R 410 nas trações 4x2, 6x2 e 6x4. Por enquanto, pelos negócios já firmados, a frota a gás terá no Sudeste e Sul os principais pontos da rodagem, que deverá chegar a 10 mil km por mês. O abastecimento será feito em postos ao longo dessa malha. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica.
“Passamos a negociar de outra forma com a frota mais sustentável. Estamos com diversas transações em andamento e oferecendo a clientes do portfólio, a novos e também recebendo demandas. Temos uma carteira bem diversificada de clientes de todos os tamanhos, pois atuamos tanto na carga lotação quanto no fracionado. Desde grandes multinacionais, com matrizes seguindo metas de redução de emissões dos pactos globais e ESG, e que representam mais da metade dos contratos, até embarcadores nacionais já valorizando este novo frete", explica a diretora Comercial e de ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz.
A executiva conta que a empresa passou a se reunir com os clientes a fim de montar estratégias dentro de cada realidade. “São várias opções de contrato para focar na maior produtividade e na agilidade. Por exemplo, há empresa que quer veículo a gás dedicado e outras preferem contratar por viagem. Oferecemos diversas soluções”, detalha Vanessa.
Investimentos
A Reiter Log também anuncia a construção da nova matriz e do centro de distribuição (CD) em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, com um aporte de mais de R$ 140 milhões numa área de 130 mil m² junto ao Velopark, às margens da BR-386.
O local é logisticamente estratégico, já que é de fácil acesso aos dois sentidos da rodovia. A expectativa é que a unidade empregue 700 pessoas inicialmente, com potencial para chegar a 1.700. A nova sede, prevista para ser inaugurada em dezembro de 2021.