Apenas oito meses após o lançamento, a Scania divulga que alcançou a ativação de 1.500 programas de manutenção flexível. O plano proporciona até 16% na redução de custos e aumento de 20% de disponibilidade, de acordo com cada perfil de transporte. A meta para o acumulado de 2018 é que ele já represente mais de 50% das vendas dentre todos os programas de manutenção comercializados pela marca.
A transportadora de cargas frigorificadas e secas Cordenonsi Gestão de Cargas, de Xaxim (SC), que entre 2017 e 2018 comprou 40 veículos Scania – cinco modelos R 450 e 35 R 440 –, foi uma umas das empresas que aderiram ao programa da montadora. Ao todo, atualmente a frota da empresa conta com 90 caminhões pesados da marca sueca.
Os Serviços Conectados e de Manutenção com Planos Flexíveis foram aplicados em 2017. São soluções que, segundo a empresa, vão ao encontro da essência da Cordenonsi, a manutenção preventiva. “Os planos flexíveis são uma revolução. A partir de agora só comprarei caminhão com essa modalidade”, diz o gerente Corporativo de Operações, Felipe Cordenonsi.
Nos Serviços Conectados, o pacote Análise, grátis por dez anos, traz proventos eficientes. “Uma das benesses é conhecer o comportamento da frota com relatórios semanais. Analiso consumo, tempo parado com o motor ligado, quanto o veículo rodou e como utilizou a faixa econômica. Assim, ajo de modo proativo com a equipe para que o caminhão seja o mais rentável possível.”
Segundo o gerente, anteriormente a equipe de gestão de frota precisava esperar que o motorista terminasse todo o ciclo da viagem para apenas na volta calcular a média de consumo e o quanto o frete foi rentável. “Esse processo lento é passado. Com o relatório semanal ligo para o motorista para a correção já durante a viagem.”
Com a compra dos veículos de 450cv e motor da nova geração Scania, e após os comprovados resultados do Análise, a Cordenonsi adquiriu o pacote Desempenho da conectividade. Escolheu experimentar em dez caminhões – cinco R 450 e cinco R 440 – o pacote que tem custo, por ser mais completo. “O relatório de acompanhamento é individual por veículo e em tempo real. Portanto, consigo ligar na mesma hora, mantendo a segurança do motorista, quando algo saiu da ordem econômica de direção. É um avanço surpreendente, que está gerando mais rentabilidade.”
A Cordenonsi já registra outros benefícios após cinco meses com a Manutenção Scania com Planos Flexíveis. São 48 caminhões ativos, sendo os 40 comprados recentemente e outros oito seminovos. “Quando ouvi o que ela promete, quis adquirir. A transformação na frota foi imediata. De fato, o caminhão só vai para a manutenção quando ele avisa e precisa. Já reduzimos em 50% as paradas.”
Outros serviços adquiridos foram o Driver Service e o Drive Coaching. “Contratamos praticamente todos os benefícios dos Serviços Scania. Em razão disso, projeto economizar, em toda a minha operação, R$ 1 milhão por ano, no mínimo, e crescer 15% nos próximos cinco anos”, conclui Cordenonsi.
Visão da montadora
Na opinião do diretor de Serviços da Scania no Brasil, Fabio Souza, as vantagens são insuperáveis, pois a Manutenção Scania com Planos Flexíveis é totalmente customizada para cada veículo individualmente. “Prometemos uma redução de até 16% no custo de manutenção, a cobrança é por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível e o plano Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa. Antes ninguém tinha pensado nisso.”
Outro grande diferencial da Manutenção com Planos Flexíveis em relação aos programas tradicionais é saber o momento exato da parada preventiva, assim como tudo o que é necessário para a revisão conforme a operação de cada caminhão. Com essa antecipação, as manutenções passam a acontecer no momento correto.
“Em resumo, agora é o caminhão quem avisa quando deve parar para a manutenção. Com isso, nosso pacote de soluções traz resultados imediatos, como a redução do custo de reparos, do tempo parado na oficina e da emissão de CO2. O futuro sustentável já começou”, explica Souza.