O presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, e o presidente da Brado Logística, Alan Fuchs, aproveitaram o primeiro dia da Intermodal, evento que ocorre entre os dias 1º e 3 de abril, em São Paulo, para traçar um panorama do setor e reforçar os desafios e oportunidades da atividade no Brasil.
De acordo com Vilaça, o processo de crescimento continua. Para comprovar, o executivo revela que, em 2013, as empresas do segmento movimentaram 500 milhões de toneladas por quilômetro útil. Ele lembra, porém, que para evoluir ainda mais o setor precisa de um sistema regulatório, ambiental e jurídico seguro. “As regras devem estar claras para que as empresas tenham confiança em investir”, ressalta.
Fuchs concorda e destaca que é preciso avançar em termos de competitividade, já que ainda existem muitos gargalos. “Temos grandes dificuldades, mas acreditamos que com investimentos inteligentes o transporte de contêineres na ferrovia, por exemplo, tem grande espaço de crescimento”, diz. Segundo o executivo, o modal possui um market share de 4% na movimentação de contêineres.
Há outros desafios. O presidente destaca que é preciso extrair produtividade dos ativos e do sistema. Vilaça completa dizendo que é necessário mais diálogo para que todos os atores envolvidos no segmento façam mais e melhor para o transporte ferroviário de cargas. “Queremos obras continuadas e não interrompidas, que sejam feitas de maneira combinada – parceria público-privada – em todo o país. Precisamos ampliar a malha, mas também melhorar a existente”, salienta Vilaça.
Para finalizar, o presidente-executivo da ANTF cobra a construção do Ferroanel em São Paulo para que as cargas circulem de forma segura. “Esta é a obra mais urgente do setor”, reforça.