Dos 19 países do continente americano que compõem a CIT, 12 estavam presentes na III Assembléia Ordinária, em Guadalajara, no México, no último mês de novembro. Os países foram representados por delegados de entidades patronais do setor de transportes que atuam nos segmentos de carga e passageiros de todos os modais de transporte. O encontro ocorreu no Salão de Eventos Especiais do Recinto Ferial Expo Guadalajara, por ocasião da Expo Transporte Anpact 2004 – exposição promovida pela Associação Nacional de Produtores de Caminhões e Tratores do México. Participaram do encontro Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Na assembléia, foram aprovadas alterações estatuárias propostas em 2004. O destaque foi a mudança na estrutura da CIT, agora com um presidente em cada país representado e um secretário-geral na sede permanente da entidade, no Brasil. A estrutura anterior tinha um presidente e um vice-presidente para cada país.
Alguns países apresentaram as conquistas no setor de transportes. A Argentina destacou a capacitação de 350 mil motoristas em três anos, sem custo para os mesmos. Os recursos vieram da venda de combustíveis. O país também assinou um decreto para que sejam destinados fundos específicos para unificar os diferentes modais de transporte.
O presidente da CIT pelo Equador, Harrison Vizcaíno Andrade, foi nomeado para encabeçar a Sub-Secretaria de Transportes do Equador, primeiro passo para a consolidação de um Ministério dos Transportes, ainda não constituído. Ele também anunciou a criação da primeira Confederação Nacional do Transporte Terrestre daquele país.
Já a presidência da CIT no México informou aos países-membros as conquistas obtidas, por meio da Presidência da República do México e através do Programa de Financiamento para a Modernização e Competitividade. O programa pretende reduzir de 10 para cinco anos a vida útil dos caminhões e realizar investimentos de US$ 28 bilhões que vão desde renovação da frota até incentivos fiscais. A meta no primeiro ano é renovar 2.500 veículos. A outra ação do México diz respeito ao preço do diesel mexicano, que eles conseguiram equiparar ao preço do diesel norte-americano.
A Assembléia da CIT também promoveu acordos, como o assinado entre a Canacar (Câmara Nacional del Autotransporte de Carga), do México e o Banco HSBC para a concessão de um crédito de um milhão de pesos mexicanos destinados aos transportadores daquele país que necessitam renovar seus veículos, sem a necessidade de avalistas e garantias. Na ocasião, ficou definido que a IV Assembléia Ordinária da CIT será realizada de 22 a 24 de abril do próximo ano, em Buenos Aires, Argentina. A Câmara Interamericana de Transporte foi criada em maio de 2002, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) do Brasil e aprovação de entidades de transportes de 16 países das três América. As nações se uniram com o objetivo de delinear um panorama geral da atual situação do transporte em todos os modais, e traçar estratégias para o desenvolvimento do setor na região.