A holandesa Vanderlande Industries participou da Cemat anunciando o novo contrato firmado com o consórcio Invepar para o fornecimento de sistemas de manuseio e movimentação de bagagem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
O equipamento terá três ilhas de check-in com 72 posições e um segundo check-in para passageiros em trânsito. A seleção das bagagens será realizada por dois equipamentos de separação Helixorter, com 24 destinos. Um sistema de redundância garante que a operação funcione mesmo em caso de falha ou durante a realização de serviços de manutenção.
Haverá um espaço para o armazenamento de bagagens com chegada prévia com mil posições, além de outras 500 de armazenamento manual, permitindo que elas sejam rapidamente encaminhadas quando necessário.
O sistema contará ainda com cinco máquinas de raios-X nível 1 e três máquinas nível 3 para realizar a segurança. Todo o controle será feito pelo software integrado Vibes, que controla os processos e emite relatórios de desempenho.
A Vanderlande deve iniciar os trabalhos em Guarulhos em agosto de 2013. O término do projeto está previsto para abril de 2014, a tempo da realização da Copa do Mundo de Futebol.