Entre os dias 14 e 15 de setembro, o Riocentro será palco da quinta edição do Congresso ECR América, cujo tema principal será a discussão de diretrizes de posicionamento para empresas e entidades do modelo perfeito de gestão globalizada. O evento vai sediar também a ExpoAbras (Associação Brasileira de Supermercados), maior feira do setor na América Latina. Cinco importantes temas serão debatidos no Congresso ECR América Latina por especialistas internacionais em cadeia de abastecimento. O tema de abertura, Global Commerce Initiative (GCI), suas funções e os programas e benefícios gerados para empresas participantes. Falam sobre o tema o diretor de Organizações e Processos do Grupo Pão de Açúcar e presidente do Cecral e da Associação ECR Brasil pelo varejo, Silvio Laban, e também o diretor de Informações e Tecnologia da Procter & Gamble e presidente do Cecral pela indústria, José Ignácio Sordo. Joe Andraski, cosultor norte-americano criador do conceito CPFR (Planejamento, Previsõ e Reposição Colaborativos), via falar sobre Colaboração. As principais dificuldades para um bom relacionamento entre indústria e varejo estarão na pauta dos debates. Nigel Bagley, executivo da Unilever, e Natasha Potier, gerente de marketing e líder de projeto do grupo de implementação do GDS (Sincronização Global de Dados) no GCI, discutirão o tema. O foco principal será a criação de catálogos eletrônicos completos de livre acesso, que possibilitem compra pela internet e a atualização automática do cadastro de produtos. Para falar sobre etiqueta inteligente, ou Eletronic Product Code (EPC), o convidado é Lyle Gynsburg, da consultoria Accenture. O último tema do Cecral será Mensuração, debatido pelo gerente geral da ECR/EAN Argentina, Enrique Vitale e Jim Flannery, diretor da Procter e Gamble. Ruptura O Comitê da Cadeia de Abastecimento da Associação ECR Brasil vai divulgar, durante o Cecral 2004, o Índice Nacional de Ruptura, primeiro levantamento no país sobre a falta de produtos nas prateleiras no momento da compra. O estudo, realizado pela ACNielsen e inspirado no levantamento da ECR Argentina, pretende mostrar o nível de ruptura em uma cesta composta por 500 produtos mais representativos em alimentos, bebidas, higiene e limpeza), em supermercados da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro
O objetivo é alertar os varejistas sobre quanto dinheiro estão perdendo com o problema.
Congresso ECR América Latina
Quando: 14 e 15 de setembro
Local: Riocentro - Av. Salvador Allende, 6555 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro
Informações: ECR Brasil – (11) 3838-4520 /