Na Intermodal, a Chubb Seguros do Brasil fez um balanço do mercado de seguros de transporte. De acordo com Paulo Robson Alves, gerente de Transporte da empresa, a previsão para 2004 é de 20% de crescimento nos seguros de transporte voltados para a exportação.
Ele afirma que o desempenho será em função das novidades introduzidas pela seguradora no mercado brasileiro. Entre elas, estão a assistência a carga e descarga 24 horas, serviço que conta com especialistas que orientam o segurado para que sua carga não tenha descaracterização de cobertura ao entrar ou sair do país, e informações sobre portos e aeroportos.
A Chubb oferece a seus segurados o programa de Controle de Transporte Integrado (CTI), que extrai e organiza informações do Siscomex da Receita Federal, permitindo que os clientes possam enviar seus dados de carga diretamente para a Chubb.
Para todos os seguros de transporte, a empresa realiza o Loss Control (controle de perdas). A seguradora possui equipes treinadas que verificam se o transportador cumpre as normas de segurança estabelecidas, além de orientar sobre melhores formas de armazenagem e embalagem das cargas.
Alves relata que o roubo de cargas em portos é tão freqüente quanto o roubo em rodovias e diz que o Brasil está em pé de igualdade com o exterior no que diz respeito a segurança tanto importação quanto em exportação.
A The Chubb Corporation foi fundada em 1882 nos Estados Unidos e atualmente está presente em 30 países. Entre os clientes brasileiros, estão Caterpillar, Belgo Mineira, Camargo Corrêa e Panalpina, entre outras.