Não muito conhecido entre as pequenas e médias empresas, o Drawback é um regime aduaneiro especial regulamentado pelo Governo que isenta de Imposto de Importação (II), Imposto de Produtos Industrializados (IPI) e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), as empresas que importam matéria-prima utilizadas na produção de produtos destinados ao mercado externo. O Drawback dá suspensão ou isenção, dependendo muito do fluxo de importação de cada empresa.
A Average traz para a Intermodal 2004 o Easy Drawback, software que controla todas as operações de Drawback, gerencia saldos e avisa sobre a validade das metas a serem cumpridas. É que no Drawback, a empresa se compromete junto a Receita Federal a exportar um dado número de produtos, e o órgão regulatório acompanha, através do Siscomex, toda a movimentação.
De acordo com Luciano Brasciani, diretor comercial da Average, as empresas que adotaram o Easy Drawback tiveram economia de 80% com recursos humanos e tempo. Além disso, com o software, todas as informações são transmitidas diretamente para o Siscomex.
Porém, devido a burocracia do sistema, apenas grandes empresas conhecem ou utilizam o Drawback. Mas Bresciani pontua que é necessário organizar previamente todo o processo produtivo para utilizar o software, já que as informações solicitadas pela Receita Federal pede um controle rigoroso de matéria-prima, impostos não recolhidos e metas de exportação.
O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, sinalizou para os empresários do setor a intenção de desburocratizar o Drawback. E para conquistar mercado, a Average investe na simplificação de seu software.
Para Luciano Brasciani, o diferencial do Easy Drawback está na quantidade de ferramentas que o produto oferece, como a que previne situações de riscos. O software também permite análise entre Drawbacks anteriores. E como o objetivo é tornar as empresas mais competitivas, a expectativa é que o Drawback seja simplificado pelo Governo e chegue ao alcance das empresas pequenas e médias.