Pioneira e líder em segurança, a Volvo apresentou ao mercado suas últimas inovações e tecnologias para evitar acidentes e proteger os motoristas. Com a atualização feita este ano, toda a Linha F da montadora passa a contar com os mais avançados dispositivos de segurança ativa. Alguns desses dispositivos são o Controle Eletrônico de Estabilidade, e o Monitoramento da Faixa de Rodagem, sistema que emite um sinal sonoro caso o caminhão cruze as faixas da pista sem o pisca-alerta ligado.
O Sensor de Ponto Cego é outro exemplo: uma luz instalada na coluna interna do caminhão se acende caso um veículo, ou outros objetos, entrem na área de ponto cego do retrovisor. O sistema só entra em funcionamento quando o caminhão estiver em velocidade superior a 35 quilômetros por hora, com o pisca-alerta ligado. Já o Farol Auxiliar de Conversão ilumina o lado para o qual o motorista está virando. Esse dispositivo é acionado quando o caminhão está a mais de 40 quilômetros por hora, com os faróis ligados.
Há ainda o Piloto Automático Inteligente, sistema que diminui o risco de acidentes, através de um radar Doppler instalado na região inferior da parte frontal da cabine. O dispositivo calcula uma distância segura do veículo da frente e a mantém, freando ou acelerando o caminhão conforme a necessidade. Os novos espelhos retrovisores contam com raio de curvatura menor, o que proporciona um maior campo de visão, além de term ajuste elétrico e sistema antiembaçamento.
Entre os opcionais, existe o sensor de chuva, que aciona automaticamente o limpador de parabrisa, cuja alavanca de comando conta com quatro velocidades. Há ainda a possibilidade de se instalar o ADR, um conjunto de dispositivos voltado para o segmento de produtos perigosos, que funciona como pré-preparação para o transporte de combustíveis, gases e outros produtos inflamáveis. O sistema é formado por chaves gerais extras, chicotes protegidos por mangueiras de plástico enrugado, conexões elétricas seladas, e outros itens para prevenir incêndios em caso de eventuais faíscas.