Veículo foi entregue à transportadora cegonheira Transrisada
A unidade industrial da Scania do Brasil comemorou, no último dia 12 de agosto, a marca de 200 mil caminhões produzidos. A montadora está presente comercialmente no Brasil desde 1957, mas vale lembrar que esse volume contabiliza as unidades nacionais totalmente montadas pela Scania no país desde 1960 e destinadas tanto ao mercado doméstico como à exportação.
O veículo de número 200 mil, um cavalo-mecânico G 420 4x2, foi montado quatro anos após a marca dos 150 mil caminhões produzidos, perfazendo uma média de 12,5 mil caminhões ao ano, sendo que no último ano foram mais de 20 mil unidades.
Segundo a companhia, o desempenho é reflexo das melhorias no processo produtivo da Scania ao longo do tempo. Para a produção dos primeiros 50 mil caminhões da marca no Brasil foram necessários 26 anos, de 1960 a 1986, com um ritmo médio de menos de 2 mil unidades ao ano. Uma década mais tarde, a marca de 100 mil caminhões foi alcançada, subindo a média para 5 mil ao ano. O terceiro lote de 50 mil seria produzido entre 1996 e 2004, em um intervalo de oito anos e resultando na fabricação de 6,25 mil caminhões por ano.
Para o diretor Geral da Scania no Brasil, Christopher Podgorki, chegar a 200 mil caminhões produzidos no Brasil somente foi possível devido à credibilidade na marca por parte do transportador brasileiro. “Foi esse reconhecimento e percepção da qualidade dos produtos que permitiu à empresa atingir esse marco com a expressiva participação histórica nas vendas que supera os 20% no mercado nacional de caminhões pesados”, afirma.
Contemplado ao Consórcio Scania Brasil, o caminhão de número 200 mil foi entregue à empresa do segmento de transporte de veículos 0 km, Transrisada, no último dia 14 de agosto, em assembléia realizada em São Bernardo do Campo (SP), local onde está localizada a fábrica da montadora no país desde 1962.
História
A Scania assumiu a produção de seus caminhões no Brasil a partir do segundo semestre de 1960. Antes, desde 1957, os veículos eram importados completos ou montados por um representante nacional, a Vemag, com componentes trazidos da Suécia. A Scania responde hoje por mais de 35% da frota circulante no país, segundo os últimos dados consolidados do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam.