Fabricante de implementos investirá ao longo de 2008 R$ 23 milhões em melhorias
A Rodo Linea, empresa de implementos rodoviários do Grupo Hübner, aposta na ampliação do portfólio e em inovações tecnológicas para ampliar sua participação no mercado. As metas são ousadas. A previsão é a de fechar o ano com um faturamento de R$ 58 milhões, valores que implicarão em um crescimento de 130% frente a 2006.
O gerente de vendas da Rodo Linea, Fernando Real, comemora os resultados. Isso porque, ele explica, enquanto a companhia computa um incremento acima dos 100%, o setor como um todo deverá crescer neste ano apenas 30%. Para 2008, a projeção da empresa é a de alcançar R$ 95 milhões de receita. Quanto à participação no mercado, a expectativa é a de aumentar de 2,5% em 2007 para 5% no próximo ano.
Para isso, a empresa aposta em sua gama de produtos. Entre as novidades, destaca-se o semi-reboque basculante com novo design que apresenta peso menor em relação aos produtos concorrentes. A novidade possui chassi fabricado em aço estrutural e pino-rei flangeado. Além disso, o basculante tem frente inclinada, o que proporciona fácil acesso ao cilindro e menor escoamento de carga, tampa traseira em painel único com articulação superior e sistema de trava de segurança e abertura automática.
Outra aposta da empresa é o bitrem com seis eixos, o chamado bitrenzão. O equipamento pode ser acoplado em veículos 6x2 e 6x4 apresenta semi-reboque dianteiro com quinta-roda, duas catracas para amarração de cargas para cada unidade do comboio e correntes internas com travas para fixação das grades laterais.
Ampliar a oferta de produtos a fim de iniciar a atuação em nichos distintos também faz parte da estratégia. Para isso, a Rodo Linea oferecerá aos clientes, a partir deste mês outubro, o semi-reboque florestal. Para 2008, a meta é produzir tanques e silos, segmentos em que a companhia ainda não atua.
As tecnologias empregadas nos produtos também são destaque. Real cita duas novidades: “Nos implementos para o setor canavieiro instalamos o freio a disco e nos demais, aplicamos freio a tambor de dez polegadas”, resume. Segundo ele, as iniciativas foram tomadas para que os equipamentos sigam a mesma configuração das carretas comercializadas no mercado. Já na carreta graneleira, o diferencial fica por conta das grades laterais, produzidas com composit. Real ressalta que o composto foi escolhido por ser mais resistente e possuir 25% do peso específico do aço, além de não absorver água e propagar chamas.
Investimentos
Além de apostar na linha de produtos, a Rodo Linea investe em sua estrutura operacional. As ações para 2008 já estão definidas. O gerente divulga que R$ 10 milhões serão aplicados para a abertura de uma filial da companhia no estado de São Paulo. A previsão é a de que a unidade inicie as operações, possivelmente na cidade de Campinas, no próximo mês de junho. “Nossa expectativa é a de produzir uma média de 100 implementos por mês em São Paulo”, calcula.
Outros investimentos estão previstos ao longo do próximo ano. Cerca de R$ 5 milhões serão implementados na ampliação da fábrica de Curitiba, mais R$ 5 milhões na modernização de equipamentos e R$ 3 milhões no desenvolvimento de produtos.