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Eichenberg inicia prestação de serviços de guarda de documentos

Por Redação em 7 de maio de 2007 às 16h49 (atualizado em 27/04/2011 às 11h59)

Novo serviço estará disponível inicialmente na matriz de Porto Alegre

A operadora logística Eichenberg & Transeich dará início, no segundo semestre de 2007, à prestação de serviços de armazenagem, digitalização e envio (na forma de arquivos eletrônicos ou caixas) de documentos em sua matriz localizada em Porto Alegre. Os clientes terão também à sua disposição serviços de entrega e retirada dos documentos por meio de uma rede de motoboys e, caso os volumes sejam maiores, de veículos utilitários pequenos.

Estreando nesse mercado, a empresa dará início às operações na matriz em Porto Alegre e os serviços serão estendidos paulatinamente para as outras unidades – em janeiro de 2008, as unidades de São Paulo e Caxias do Sul (RS) e, em meados de 2008, a filial de Itajaí (SC). Para o início da armazenagem dos novos materiais, a Eichenberg adequou as estruturas verticalizadas já existentes em seu centro de operações em um prédio com pé direito de 12 metros, além da climatização do ambiente em função dos documentos serem materiais perecíveis. O espaço ficou completo com a construção de uma sala climatizada para controle de documentos de mídia de maior valor agregado, como CDs e fitas.

“Nas estanterias, nós dimensionamos plataformas de base para sustentação das caixas, respeitando padrões de altura. Essas estruturas podem ser adaptadas conforme as dimensões dos itens a serem guardados, sejam caixas-padrão ou equipamentos de engenharia e mapas, e assim podemos adequá-las conforme as dimensões do item a ser armazenado”, completa Jorge Almeida, diretor da Divisão de Projetos Logísticos.

Na capital gaúcha, a previsão inicial é de armazenar 500 mil caixas em mil posições-palete. “Este é um mercado pouco explorado no Brasil, principalmente na região Sul, e nossa meta inicial é ganhar 10% do mercado do Rio Grande do Sul”, afirma Eduardo Eichenberg, diretor da empresa. Estes números foram previstos após a análise dos resultados de pesquisa de mercado realizada com os atuais e potenciais clientes da operadora logística.

A decisão pelo início da prestação de uma nova modalidade de serviço logístico deu-se em função da constatação da necessidade dos clientes de espaço físico destinado à armazenagem de documentos, cada vez mais raro nas empresas. “Após uma análise do mercado nacional nos últimos cinco anos, verificamos a carência de prestadores de serviço neste segmento e a necessidade das empresas de não utilizarem os espaços produtivos de seus negócios para armazenar documentos”, explica Almeida. “Agora, os clientes não precisarão investir em espaço, tecnologia e pessoas dedicadas aos seus arquivos, pois forneceremos toda a estrutura e os custos serão compartilhados com outras empresas”.

O investimento para a prestação dos novos serviços é de R$ 1 milhão, entre equipamentos, sistema e pessoal. “Esta é uma operação em que há necessidade de uma equipe dedicada à preparação e organização de arquivos. Para o manuseio operacional, nós alocamos funcionários da Eichenberg e, no segmento técnico, contratamos novos colaboradores”, finaliza Almeida. A expansão dos serviços prevê a oferta da certificação digital no futuro, que permitirá a homologação e gravação dos documentos em um banco de dados por um cartório virtual.

www.eichenberg.com.br

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