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Novo calado permitirá a Itajaí receber navios maiores

Por Redação em 4 de maio de 2007 às 11h27 (atualizado em 10/05/2011 às 11h13)

Porto catarinense poderá receber embarcações com até 275 metros de comprimento

Após a ampliação do calado do canal de acesso de 9,9 m para 10,5 m no Porto Municipal de Itajaí, a Capitania dos Portos de Santa Catarina autorizou, no mês de abril, a atracação de navios com até 275 metros de comprimento no porto. As obras de dragagem de aprofundamento, concluídas em 2006, custaram R$ 19,5 milhões e foram pagas com recursos próprios (R$ 5 milhões) e da União (R$ 14,5 milhões).

Dois navios nestas dimensões devem atracar na cidade ainda este mês. Os novos parâmetros trazem a expectativa de um incremento na capacidade de movimentação de cargas do porto: seguindo padrões internacionais, o aumento de 60 cm no calado possibilita a movimentação de 200 contêineres a mais por atracação. Além dos navios de grande porte, as embarcações menores incrementam a movimentação de cargas, pois ganham a possibilidade de operar com mais peso.

As alterações tiveram por base um estudo realizado pela Alkyon Hydraulic Consultancy & Research, da Holanda, uma empresa privada especializada na análise hidrológica e naval, que atestou os resultados da dragagem realizada em 2006 e forneceu o laudo técnico para as novas operações. Segundo Wilson Francisco Rebelo, superintendente do Porto, o novo calado é um marco histórico: “O calado de 10,5 m é sonhado em Itajaí há décadas. Colocamos nosso porto dentro dos parâmetros modernos exigidos pelo mercado internacional”.

Investimentos constantes

A passagem de navios de grande porte será facilitada ainda pela completa reestruturação do molhe de fixação do canal de acesso, cujas obras foram concluídas no final de 2006 na margem direita (Itajaí). Ainda este ano, o porto espera executar as mesmas obras na margem esquerda (Navegantes), em um custo previsto de R$ 10 milhões.

Como garantia adicional de segurança, foi concluída no início do ano a derrocagem (retirada com explosivos) de uma laje de pedra de 5.000 m3. Juntas, as obras de reestruturação e de retirada da laje custaram R$ 30 milhões, dos quais R$ 22,5 milhões foram repassados pelo governo federal e R$ 7,5 milhões investidos com recursos próprios. O porto realiza ainda a permanente dragagem de manutenção do canal de acesso, em um investimento médio mensal de R$ 900 mil.

www.portoitajai.com.br

 

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