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Tito divulga investimentos para 2007

Por Redação em 2 de maio de 2007 às 12h39 (atualizado em 06/05/2011 às 15h58)

Provedora de serviços dividirá montante entre as áreas de Qualidade e Melhoria de Processos, Gerenciamento de Projetos e TI

Provedora brasileira de serviços em logística internacional, comércio exterior e gestão aduaneira, a Tito Global Trade Services está otimista com os negócios em 2007 e prevê um crescimento de 30% no faturamento, chegando a US$ 24 milhões este ano. Os números tomam como base o desempenho em 2006, quando o faturamento global da empresa foi de US$ 18 milhões, o que representou um acréscimo de 40% sobre 2005.

Para cumprir esta meta, a companhia realizará investimentos da ordem de US$ 1 milhão nas áreas de Qualidade e Melhoria de Processos, Gerenciamento de Projetos (PMO) e TI. Esse montante será repartido entre as unidades do Brasil, Argentina, México e EUA. Na unidade brasileira, o investimento em TI será mais forte por questões técnicas e de posicionamento dos servidores, envolvendo o desenvolvimento e a aquisição de softwares de apoio às operações.

“Precisamos renovar permanentemente o nosso parque de informática, pois temos cerca de 430 funcionários e todos têm as suas estações de trabalho”, afirma Hermeto Bermúdez, CEO da Tito. “Vamos também melhorar o nosso software operacional, pelo qual iniciamos os nossos processos, fazemos o acompanhamento das operações e concluímos com o faturamento e envio de prestação de contas para o cliente”. Para ampliar os serviços, a Tito está desenvolvendo ainda um software de acompanhamento dos processos de movimentação de mercadorias a fim de permitir um melhor controle sobre um embarque que ocorra, por exemplo, em Buenos Aires (Argentina) e tenha como destino Baltimore (EUA).

“Para essas operações, nós temos hoje um software de menor envergadura, desenvolvido pela própria Tito, mas que necessita mudanças para uma estrutura mais robusta via web, a fim de suportar um volume maior de processos”, explica Bermúdez.

Com 72 anos de atuação, a Tito é uma empresa internacional que também desenvolve atividades nas áreas de consultoria legal, outsourcing e gerenciamento de projetos (PMO). Seus principais clientes são empresas do setor automobilístico (que respondem por 50% do faturamento), químico e alimentício.

Gerenciamento de projetos

No final de 2006, a Tito criou uma área de gerenciamento de projetos (PMO, de Project Management Office) com um grupo de colaboradores – um gerente de Processos e três funcionários. “Em 2007, esta área demandará investimentos de aproximadamente US$ 250 mil na contratação dos profissionais e também de uma consultoria específica para este fim, daí a demanda por investimento”, completa o CEO.

Os quatro colaboradores estão baseados em São Paulo, mas têm flexibilidade para realizar a gestão de projetos de maior envergadura em outros países. “A decisão de localizar a matriz da área no Brasil foi tomada porque as técnicas de PMO são muito bem desenvolvidas aqui, pelos ambientes de negócios e universitário brasileiro”, afirma Bermúdez. Atualmente, a Tito conduz o projeto da remoção de toda uma planta industrial norte-americana para o Brasil (cujo nome ainda não foi divulgado), dando ao cliente a visibilidade de todo o processo, ou seja, informações sobre recursos, prazos, pessoas, custos etc.

Em relação à área de Qualidade e Melhoria dos Processos, a empresa conta com uma equipe para executar imersões em determinadas operações de clientes, a fim de otimizá-las. “Por exemplo, temos um grupo especializado em Kaizen que entra na operação de um cliente e estuda as melhorias. Eles necessitam de investimentos em viagens e apoio de informática, entre outros”, completa o CEO.

www.titoonline.com

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