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Volvo completa 80 anos

Por Redação em 16 de abril de 2007 às 14h33 (atualizado em 06/05/2011 às 16h05)

Montadora relembra passagens e traça objetivos

Presente no Brasil desde 1970, a Volvo comemorou no último sábado 80 anos no mercado mundial. Foi no dia 14 de abril de 1927 que saiu da linha de produção o primeiro veículo da marca – um caminhão que desenvolvia 28 cavalos e carregava 1,5 tonelada. Atualmente, o maior veículo da empresa é o caminhão mais potente do mundo, o FH 16, comercializado na Europa com motor de 660 cavalos e capacidade de carga para até 200 toneladas.

Uma das grandes ações da companhia ocorreu em 1993, ano em que foram introduzidos os caminhões que formam a base para a linha atual de modelos – os Volvo FH12 e FH16. Os modelos são baseados em plataforma modular, que também serve de base para a linha global de produtos – modelos FH, FM, VN, VHD e VT. O motor de 12 litros é um dos diferenciais destacados pela empresa na linha FH.

O ano de 1999 marca um período tumultuado para a companhia. Isso porque houve um anúncio de que a Volvo Cars seria vendida para a Ford Motor Co. – decisão ratificada em uma assembléia geral extraordinária realizada em março daquele ano. Passado um mês, a AB Volvo anunciou a compra da fabricante francesa de caminhões Renault V.I. e a subsidiária nos Estados Unidos, a Mack Trucks. As duas marcas operam sob o comando da empresa sueca, mas foram mantidas devido à tradição e expressiva participação no mercado. A Renault Trucks, por exemplo, detém 90% do market share na França.

Em fevereiro de 2006, a Volvo Trucks lançou um caminhão com motor de 16 litros, com 660 cavalos de potência. No mesmo ano, a companhia também iniciou o processo de aquisição de participação significativa e de cooperação com a Nissan Diesel do Japão, processo que deve ser concluído este ano, com a Volvo adquirindo 100% da marca japonesa.

A partir de agora, a companhia divulga que a meta é desenvolver combustíveis alternativos e sistemas de propulsão. Outro objetivo é tornar as plantas da Volvo Trucks totalmente isentas de geração de dióxido de carbono até 2008. A primeira foi a fábrica de Ghent, na Bélgica, seguida de Gotemburgo, na Suécia.

www.volvo.com.br

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