Cinco em cada dez veículos comerciais circulando no Brasil são da montadora
Hoje, 28 de setembro, a Mercedes-Benz completa 50 anos no Brasil. Esta foi a data da inauguração oficial da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 1956, em uma solenidade que contou com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek. Da pioneira linha de montagem saiu o primeiro caminhão diesel brasileiro, o L-312, também conhecido como “Torpedo”, logo seguido pelo primeiro chassi de ônibus, também da série 312.
A linha de caminhões da marca compõe-se hoje de 30 modelos básicos, dos leves Accelo, passando pelos médios e semipesados Atego até os extrapesados Axor. A DaimlerChrysler é hoje a maior fabricante de veículos comercias do país e deverá alcançar, no final de 2006, o marco nacional inédito de 1.600.000 veículos comerciais produzidos em 50 anos, sendo 1.300.000 caminhões e 300.000 chassis de ônibus. De cada dez veículos comerciais que circulam hoje no Brasil, cinco são da marca Mercedes-Benz.
A montadora é também a maior exportadora de veículos comerciais do Brasil, com cerca de 300.000 unidades vendidas nestes 50 anos a clientes de mais de cem países. A primeira exportação ocorreu em 1961, com a venda de 550 ônibus para a Argentina.
Pioneirismo
Com a fabricação do primeiro motor a diesel totalmente nacional, a Mercedes-Benz introduziu a utilização do combustível como o mais eficiente e rentável para o transporte de cargas e de passageiros. Em 1998, lançou os primeiros motores diesel com gerenciamento eletrônico produzidos no Brasil, disponíveis hoje para toda a linha de veículos comerciais. A empresa foi também responsável pela introdução de outras inovações em veículos comerciais, como, por exemplo, dos freios ABS e ASR, freio-motor Top Brake, super freio-motor Turbo Brake e freios a disco para caminhões.
Hoje, a planta de São Bernardo produz peças e agregados para veículos comerciais, como motores, câmbios e eixos. Estes componentes são utilizados nos veículos montados na fábrica e também são exportados, como os motores para a Freightliner e as engrenagens de motores para a Detroit Diesel, empresas americanas integrantes do Grupo DaimlerChrysler.
Concessionários
A Mercedes-Benz conta atualmente com 200 pontos de atendimento localizados em todo o território nacional. Em todos eles a rede dispõe de mecânicos treinados pela fábrica, ferramental específico e estoque de peças de reposição genuínas para a prestação de serviços de assistência técnica. A empresa conta também com um centro de distribuição de peças em uma área de 66 mil metros quadrados, localizado em Campinas (SP), considerado um dos mais modernos do mundo em logística e distribuição de peças. Este centro tem cerca de dez milhões de peças disponíveis e atende aos clientes dos mercados interno e externo.