A Mercedes-Benz dará início em 2025 aos testes de caminhões elétricos à bateria no Brasil, como parte de sua estratégia de expansão da eletromobilidade em veículos comerciais no país. O programa inclui os modelos Mercedes-Benz eActros, para operações de carga média e pesada, e o caminhão leve FUSO eCanter, voltado para aplicações urbanas. Os testes serão realizados em parceria com empresas de diferentes setores, que utilizarão os veículos em suas rotinas de transporte. A iniciativa foi anunciada na Fenatran 2024, realizada no São Paulo Expo, onde os caminhões elétricos foram apresentados ao mercado brasileiro.
Os modelos eActros 300 e eActros 400 serão testados em operações interurbanas, transportando cargas médias e pesadas. O caminhão leve FUSO eCanter será empregado em operações urbanas. As empresas participantes dos testes incluem Braspress Transportes Urgentes, Coca-Cola Femsa Brasil, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê, todas com operações em diferentes segmentos de transporte e logística. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o programa de testes foi planejado em colaboração com essas empresas para desenvolver soluções adequadas a cada tipo de operação.
Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, reforçou que a iniciativa faz parte de um movimento global do Grupo Daimler Truck AG para liderar o transporte sustentável. Segundo Puchert, a empresa possui um portfólio mundial de cerca de 15 modelos de veículos elétricos, e a introdução dos modelos eActros e eCanter no Brasil marca a entrada da Mercedes-Benz do Brasil nesse segmento. Puchert destacou que a empresa está preparada para atender à demanda local com soluções testadas e aprovadas por clientes em outros mercados.
Os testes em clientes terão início com um lote inicial de 15 caminhões, sendo cinco unidades do eActros e dez unidades do caminhão leve eCanter. Ferrarez explicou que a Mercedes-Benz não pretende oferecer uma solução isolada. Em vez disso, trabalhará em conjunto com os clientes para avaliar as melhores práticas de eletrificação, com suporte de Inteligência Artificial por meio da plataforma Fleetboard. O objetivo é desenvolver soluções que considerem o custo total de operação, infraestrutura de recarga e manutenção, e experiência do motorista.
Com a expertise da Daimler Truck em eletrificação de veículos, a Mercedes-Benz já possui experiência no Brasil com ônibus elétricos para transporte coletivo. Puchert destacou que essa expertise será aplicada aos caminhões, com apoio do time global de e-mobility da Daimler Truck. Ele ressaltou também a importância de investimentos públicos para expansão da infraestrutura de recarga, apontando que a eletrificação depende de uma forte colaboração público-privada.
Os modelos eActros foram desenvolvidos para operações de transporte interurbano com cargas médias e pesadas. Com capacidades de 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico, os modelos eActros 300 e 400 podem ser configurados com até quatro conjuntos de baterias de 112 kWh, resultando em autonomia entre 220 e 400 quilômetros, conforme o modelo e a aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até uma hora e quinze minutos. O sistema de propulsão do eActros inclui dois motores elétricos integrados em um eixo eletrificado, com potência contínua de 330 kW e máxima de 400 kW, e recuperação de energia por meio de frenagem regenerativa.
Para aplicações urbanas, o FUSO eCanter oferece flexibilidade para diferentes tipos de carroçarias, como carga seca, furgão, baú frigorífico, compactador de lixo e guincho. Os modelos em teste possuem capacidades de PBT entre 7,5 e 8,5 toneladas, com autonomia entre 140 e 200 quilômetros, dependendo da configuração de baterias, que varia entre 82 e 124 kWh. O sistema de regeneração permite que a energia cinética seja reaproveitada, aumentando a autonomia.
Ambos os modelos são equipados com tecnologias de segurança avançadas, como o sistema MirrorCam, ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga) e controle eletrônico de estabilidade. O interior dos veículos foi projetado para proporcionar conforto e praticidade ao motorista, incluindo painéis LCD com recursos de controle e segurança integrados.
Com esses testes, a Mercedes-Benz busca desenvolver um portfólio completo de caminhões zero emissão para o mercado brasileiro até 2030. A empresa planeja continuar aprimorando suas soluções em conjunto com os clientes, ouvindo as necessidades do mercado e investindo em tecnologias para melhorar a eficiência operacional dos veículos comerciais elétricos no país.