Na abertura no XI Fórum Nacional e Seminário Internacional de Logística do Centro de Estudos em Logística (CEL, do Coppead/UFRJ), nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, a infra-estrutura foi o tema dominante, com uma palestra do Professor Dale Rogers, da Universidade de Nevada (EUA), pela manhã, e do professor Paulo Fleury, diretor do CEL, no início da tarde.
A intenção das duas palestras sobre o tema Intermodalidade era fazer uma comparação da infra-estrutura logística dos dois países. Rogers falou sobre a história e a criação da estrutura de transportes americana, afirmando que ela é determinante para o comportamento do mercado. Para o professor, quanto antes se cria a estrutura, mais fácil de fazer, e quanto mais se demora, mais difícil se torna pelo número de gargalos que se deve corrigir.
Já Fleury falou sobre a estrutura logística do Brasil e seus principais gargalos, mostrando os resultados de uma pesquisa feita pelo CEL sobre o uso do contêiner no Brasil (veja matéria completa neste site e na edição de agosto da Tecnologística).
O tema infra-estrutura para a intermodalidade também fechou o dia, com um painel que teve o professor Fleury como mediador e a participação de importantes executivos de grandes corporações do setor de logística.
Além desse tema, o primeiro dia do evento teve palestras tutoriais sobre temas variados e a apresentação de cases de empresas que aplicaram com sucesso os conceitos e tecnologias relacionados à logística.
Nesta terça-feira, o tema é o RFID e a aplicação do EPC, a chamada etiqueta inteligente, abordado por especialistas internacionais do setor, como Bernie Hogan, sênior vice-president da GS1 (antiga EAN) dos Estados Unidos; Lyle GiInsburg, sócio da Accenture, consultoria envolvida no esforço global para a padronização do RFID. Fechando o dia, um painel discutirá os impactos da Tecnologia RFID no supply chain management.
O Fórum do Coppead continua confirmando o papel de liderança entre os eventos do setor. Este ano, mais de 800 participantes lotam os salões do hotel Intercontinental, onde acontece o evento.
Na edição de setembro da Revista Tecnologística traremos a cobertura completa do XI Fórum do CEL/Coppead.