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Volvo comemora venda de caminhões na Fenatran

Por Redação em 21 de outubro de 2003 às 15h42 (atualizado em 09/05/2011 às 17h55)

No que depender de vendas na Feira Internacional do Transporte, a Volvo tem muito o que comemorar. Em apenas três dias de evento, a montadora vendeu nada menos do que 12 caminhões semipesados, os VMs, e 117 caminhões pesados, os novos modelos FH, NH e FM. Para a empresa, os números superam as expectativas em, no mínimo, 50%. Os negócios são da ordem de R$ 30 milhões.

Na edição anterior da Fenatran, a Volvo vendeu 130 caminhões, se considerarmos que ainda há dois dias de evento pela frente, a presença da montadora na Fenatran 2003 já é um sucesso. A empresa anunciou a ampliação de sua linha de caminhões na América Latina.

A Volvo do Brasil leva para a Fenatran seus mais recentes lançamentos: os novos modelos Volvo VM, semipesados, e os FH, NH e FM, nova linha de pesados. No item segurança, a empresa apresenta o Volvo Link, sistema de monitoramento de caminhões

Os novos veículos são parte do programa de US$ 100 milhões de investimentos que a Volvo está destinando para a ampliação e renovação de sua linha de produtos no período 2003 a 2005. O Volvo VM chega ao mercado brasileiro com o conceito de caminhão completo de fábrica. Ou seja: o cliente pode adquirir um Volvo com a carroceria (complemento) e o terceiro eixo instalados dentro da montadora. Os veículos têm motorização das faixas 210 cv e 240 cv e um conjunto de mais de 20 opcionais.

O semipesado Volvo VM é o primeiro caminhão em sua classe da marca fabricado fora da Europa. A nova linha será oferecida nas versões 4x2 e 6x2, possui especificações principalmente para os segmentos de carga geral, tanque, furgão/sider, frigorífico e construção. A meta é produzir três mil caminhões semipesados por mês.

Já o projeto da nova linha de caminhões pesados prioriza o motorista: foi projetada para garantir o máximo de conforto ao condutor. Nesses veículos, há também a opção de transmissão eletrônica, a I-Shift, concebida para operação de distribuição de transporte de longa distância, com peso bruto total combinado de até 45 toneladas. Enquanto que a TEA (sigla em inglês para arquitetura eletrônica para caminhões) registra, armazena e distribui informações detalhadas sobre o funcionamento de todas as funções de diferentes partes do caminhão.

Volvo Link

O lançamento trata-se de um sistema de monitoração do uso, manutenção, rastreamento e movimentação de caminhões. Ele é integrado à plataforma eletrônica do veículo e é fornecido de fábrica; ficando dissimulado no interior do caminhão. A tecnologia aplicada ao Volvo Link é baseada na internet e permite interação entre a base e o veículo através da troca de mensagens com o motorista a qualquer tempo, 24 horas por dia e em qualquer ponto do Brasil ou do continente. "O equipamento é simples, não necessita de teclado especial ou de um display e ainda pode ser manipulado facilmente pelo motorista com segurança, mesmo durante a condução do caminhão", é o que diz André Carvalho, coordenador de Telemática na área de Soluções para o Transporte da Volvo.

O caminhão equipado com o Volvo Link já sai da fábrica com um "botão de pânico" que, quando acionado, informa instantaneamente a situação ao call center, que posiciona o veículo e o resgate. No caso de o caminhão estar em movimento, o sistema vai gradativamente cortar a força do motor até que o veículo pare por completo. O corte eletrônico torna o veículo inviolável. Todas as informações são distribuídas por meio da internet. Além disso, com o gerenciamento do caminhão, é possível diagnosticar o seu funcionamento e ter um relatório completo do código de falhas. O frotista poderá fazer uma coleta remota de dados de performance, não necessitando que o veículo retorne de viagem para recuperar dados como consumo de combustível, por exemplo.

A comercialização produto se dará a partir de 2004 e, inicialmente, o Volvo Link será disponibilizado para a segurança do veículo. Em uma próxima etapa, irá monitorar também as cargas.

www.volvo.com.br

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