A empresa americana Edison Chouest, fornecedora de soluções de transporte marítimo offshore, concluiu, no mês de março, a ampliação do cais de sua unidade no Porto do Açu (RJ), onde está instalando uma base de apoio logístico offshore e um estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações.
Com a expansão, prevista no contrato assinado em abril de 2014 com a Prumo Logística, dona do complexo portuário fluminense, o cais da unidade ganhou novos 220 m, passando de 490 para 710 m. Com a expansão, a unidade da empresa no Porto do Açu poderá receber até 14 embarcações e a área total alugada pela Edison Chouest passou a ser de 411,8 mil m².
Esta é a segunda expansão de cais realizada pela empresa, que ainda possui duas opções que podem ser executadas até outubro de 2015. Caso elas aconteçam, o cais poderá chegar a 990 m. “A expansão da base no Porto do Açu está em linha com o plano de expansão da Edison Chouest no Brasil e nos prepara para atender às demandas dos atuais clientes e também do pré-sal”, diz Ricardo Chagas, diretor da Edison Chouest.
A previsão é que sejam investidos, no total, R$ 950 milhões no desenvolvimento da unidade da empresa no Porto do Açu. A nova base deve começar a operar já no segundo semestre deste ano e a expectativa é de que as atividades desenvolvidas na estrutura gerem cerca de 900 empregos.