A Rodovisa inaugurou, no mês de fevereiro, um novo terminal de cargas localizado em Guarulhos (SP), a apenas 7 quilômetros do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro. Com a novidade, a empresa, especializada no transporte de cargas especiais e com alto valor agregado, passa a oferecer também serviços de armazenagem.
Trata-se de uma mudança de local, pois a Rodovisa já contava com um terminal em Guarulhos, que encerra suas atividades para a inauguração da nova unidade. A estrutura, locada, conta com 2.009 m² de pátio com área coberta para armazenagem de cargas e estacionamento, diante dos 800 m² da unidade antiga.
Além de realizar armazenagem, o terminal de cargas de Guarulhos servirá como transit point para as operações da Rodovisa, atuando com atividades de cross-docking. A unidade conta com uma frota de cerca de 40 veículos fixos realocados do antigo terminal e mais de 135 veículos de apoio de outras filiais da Rodovisa, entre leves e pesados.
“A expectativa é ampliar a presença da empresa na cidade de Guarulhos e região, já que em 2014 a unidade apresentou crescimento de 9,58% em relação a 2013”, explica Fabio Vieira, gerente da filial. Ao todo, a Rodovisa investiu cerca de R$ 250 mil em sistemas, recursos humanos e infraestrutura para a inauguração do novo terminal.
Além de Guarulhos, a Rodovisa possui uma unidade no litoral paulista, na cidade de Santos, e duas no interior, em Campinas e Sorocaba
Transporte
A filial de Santos efetuou, em fevereiro, uma operação de transporte de carga de projeto envolvendo três peças com 5 metros de diâmetro, medida que ultrapassa em 2,4 metros a largura permitida para o tráfego rodoviário. A carga foi levada do Guarujá (SP) até a empresa Wobben Windpower, localizada em Sorocaba.
Operações com esse tipo de carga, denominada excedente, demandam um projeto específico, que envolve conferência, documentação, utilização do veículo adequado, solicitação de licenças junto a concessionárias e órgãos anuentes e levantamento de custos. O transporte teve início em 11 de fevereiro e foi finalizado sete dias depois, no dia 18 do mesmo mês.
“O ponto mais importante neste transporte foi o planejamento, que proporcionou um desenho operacional muito próximo da realidade no momento da execução. As ações burocráticas e operacionais foram sincronizadas de forma a não haver atrasos”, destaca o gerente da Rodovisa Santos, Eduardo Nascimento.