O Grupo Columbia anunciou, na primeira quinzena deste mês, a retomada de suas atividades nas regiões Sul e Sudeste do País com a abertura de três Centros de Distribuição (CD). As unidades estão localizadas nas cidades de Curitiba, Cajamar (SP) e Cotia (SP). Ao todo, a companhia investiu R$ 14,1 milhões para as inaugurações.
O CD da capital paranaense, aberto com um evento para os clientes na última quinta-feira, 18 de setembro, marcou o retorno da empresa à região. Com investimento de R$ 1,1 milhão, a nova unidade conta com área total de 36 mil m², sendo 11.200 mil m² destinados à armazenagem, e disponibiliza 8.500 posições-palete. A estrutura, que conta com 11 docas, é dotada, ainda, com uma câmara de resfriamento com 500 posições-palete.
No local são oferecidos os serviços de armazenagem, movimentação, picking, montagem de kits e etiquetagem. A meta é movimentar 130 mil caixas por mês de eletroeletrônicos, autopeças, alimentos e bebidas e itens dos setores médico-hospitalar e farmacêutico, além de outros segmentos industriais.
Segundo o presidente da Columbia, Nivaldo Tuba, apesar de a companhia estar consciente da situação econômica global e, especialmente, do cenário recessivo da economia brasileira, era preciso otimizar os negócios, aproveitando toda expertise do grupo. O diretor de Operações, Marcelo Brandão, completa. “O ambiente recessivo é entendido pela Columbia como uma grande oportunidade. Ao oferecermos um serviço diferenciado, permitimos que o cliente mantenha o foco no seu negócio”, diz.
São Paulo
O mercado paulista é mais um dos focos da Columbia. Prova disso foi a inauguração, no último mês de julho, da unidade de Cajamar. O empreendimento, que demandou investimento de R$ 1 milhão, conta com uma área total de 10.500 m², sendo 9.600 m² de armazém, 14 docas e oferece 9.120 posições-palete.
Os serviços oferecidos em Cajamar compreendem movimentação, armazenagem, atividades agregadas e distribuição. A estimativa é que sejam operadas cerca de 1 milhão itens, especialmente calçados, artigos de vestuário e eletroeletrônicos.
Já o CD de Cotia recebeu R$ 12 milhões em investimentos, destinados à estrutura de armazenagem e equipamentos de movimentação, como empilhadeiras, selecionadoras de pedidos, esteiras e estrutura de mezanino. A unidade conta com um armazém de 18 mil m², 12 metros de pé direito e 22 docas. Com essa configuração, o local está apto para realizar serviços de armazenagem, distribuição, picking, etiquetagem e aplicação de tags. Os clientes são, principalmente, empresas calçadistas, de vestuário e de eletroeletrônicos.
De acordo com Tuba, a companhia já é forte no Nordeste do País e a decisão em retomar e desenvolver negócios no Sul e no Sudeste ocorre em função da demanda por serviços nessas regiões, que têm importante poder econômico. “Além disso, já temos a expertise adquirida ao longo de nossa trajetória para atender esses mercados. Outro fator relevante é aproveitar a sinergia dos serviços logísticos para os atuais clientes da Columbia Trading para desenvolver as atividades da Columbia Distribuidora”, diz.
O executivo completa dizendo que para desenvolver o serviço de distribuição no Brasil, a empresa atuará em três frentes: com caminhões próprios, de terceiros e contratação de transportadoras parceiras. “Já contamos com frota própria em Salvador e brevemente teremos em Vitória, São Paulo e Curitiba”, adianta.