O Porto de Paranaguá (PR) anunciou, nesta segunda quinzena de janeiro, o início das obras para a construção de duas novas portarias e também a reforma do portão principal do complexo portuário. Quando concluídas as mudanças, o número de balanças rodoviárias no acesso ao porto será duplicado, passando para 12 no total.
Serão investidos R$ 4,7 milhões com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para a realização das obras. O atual portão principal passará a ser a portaria de número 2 e receberá obras de ampliação e reforma na área de escritório, além de um reforço estrutural para comportar duas balanças, que se somarão às duas já existentes.
Já as duas novas portarias, de números 1 e 3, terão espaços para escritórios divididos em dois pavimentos. As balanças existentes no local das obras serão removidas e cada portaria, quando pronta, contará com um total de quatro equipamentos, assim como a portaria número 2. Ao todo, a área utilizada para a construção das novas estruturas tem aproximadamente 1,1 milhão de m².
“Ampliando a quantidade de balanças de acesso ao cais, o recebimento de cargas vai ficar duas vezes mais ágil, otimizando o fluxo de entrada e saída de cargas”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho.
A empresa Coelho e Ribeiro Construções Elétricas e Civis, que venceu licitação, é a responsável pela obra, com prazo máximo de um ano. As novas balanças serão adquiridas por meio de outro processo licitatório, já em andamento.