A Hörmann, multinacional de origem alemã especializada na fabricação de portas residenciais, corporativas e industriais, anunciou o início de estudos, em setembro, para a construção de uma fábrica no Brasil.
A empresa está presente no país há quatro anos, atuando com a importação de seus produtos. A expectativa é que a unidade fabril nacional seja instalada já em 2014 e que os consumidores finais possam ser atendidos pela produção local nos próximos dois anos. Os valores envolvidos no projeto e o local dessa fábrica devem ser definidos em novembro próximo.
De acordo com o diretor da Hörmann Brasil, Flávio Pinto, o objetivo é construir a planta em algum importante polo logístico brasileiro. “Além de atender ao mercado nacional, a ideia é que a produção local seja também a porta de entrada para iniciarmos a exportação dos nossos produtos aos demais países da América do Sul”, explica.
No acumulado do ano passado, a subsidiária brasileira da empresa registrou uma receita de R$ 20 milhões, número que deve crescer 50% em 2013. Segundo Pinto, o aumento expressivo se deve principalmente aos contratos fechados com os estádios do Maracanã, no Rio de Janeiro, e Arena Corinthians, em São Paulo. “Esperamos chegar a R$ 100 milhões de receita bruta até 2018”, projeta o executivo.
Além dos estádios, a Hörmann tem como clientes construtoras, incorporadoras, indústrias e obras públicas. Atualmente, a multinacional conta com 24 parques industriais ao redor do mundo, que abastecem suas 80 filiais em todos os continentes.