Foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, o novo centro de distribuição da Perdigão na capital paranaense. O CD foi construído por um pool de investidores e começa a funcionar com toda a operação de logística terceirizada. A obra é resultado de um modelo de parceria em que a construção das instalações e a logística são terceirizadas, a partir das condições e especificações estabelecidas pela Perdigão. O principal benefício é que a empresa evita a alocação de recursos para edificações e equipamentos, concentrando os investimentos no foco do negócio, como o aumento da produção e o desenvolvimento de novos produtos.
O centro de distribuição foi construído pela CRM Logística, um pool de investidores paranaenses, e demandou investimentos de R$ 12,5 milhões. A empresa contratada para operar o CD é a Fribalog, também do Paraná, que de imediato coloca em funcionamento o primeiro módulo com cinco mil posições/paletes e capacidade para movimentar 10 mil toneladas por mês de produtos refrigerados e congelados.
O novo CD da Perdigão vai operar interligado aos MegaCDs de Videira (SC), Marau (RS) e Rio Verde (GO). Eventualmente, será utilizado para armazenar produtos sazonais quando for necessário agilizar o abastecimento dos pontos-de-venda em épocas especiais. Além do já citado primeiro módulo que acaba de entrar em atividade, o projeto prevê a médio prazo a construção de mais dois, que aumentarão a capacidade de movimentação mensal de 10 mil para 30 mil toneladas.
O armazém atual conta com área construída de 6 mil m2, num terreno de 50 mil m2 de área total, com um estacionamento para mais de 100 veículos. Ele possui pé direito de oito metros, antecâmara com 1300 m2 e 10 docas para recepção e expedição providas de rampas niveladoras móveis que se ajustam à altura dos caminhões e carretas. A frota do armazém é composta por 70 veículos, que realizarão 30 mil entregas por mês. No local, foi implementado o conceito de FIFO (First-In, First-Out, a primeira mercadoria a entrar é a primeira a sair) e tem balança rodoviária interligada aos sistemas de controle da unidade.
As operações de outros dois CDs da empresa que funcionam no Paraná – um em Curitiba, que trabalha só com produtos Perdigão, e outro em São José dos Pinhais (PR), voltado para a linha Batavo– estarão consolidadas no novo centro de distribuição de Curitiba. A localização permite fácil acesso aos portos paranaenses de Paranaguá e Antonina, além do anel viário (contorno Leste), com saídas para as rodovias BR 116, 376 e 277.
O complexo agroindustrial da Perdigão em Carambeí, um parque agropecuário, produziu, de janeiro a setembro desse ano, 96,2 mil toneladas de alimentos, volume 22% superior ao registrado em 2003. Desse total, 70% foram exportados. A empresa soma 10 mil clientes no Paraná.
www.perdigao.com.br