A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) divulgou que foram iniciadas hoje, 11 de julho, as operações no Terminal Público de Fertilizantes (Tefer) do Porto de Paranaguá (PR). Construído em 2008 ao custo de R$ 9,5 milhões, foi inaugurado em 2009, mas nunca chegou a operar por uma série de irregularidades. Agora, os trabalhos foram iniciados uma vez que a Appa atendeu a todas as exigências da Receita Federal e dos órgãos ambientais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
A primeira carga movimentada está sob responsabilidade da Harbor. Ao todo, são 3.255 toneladas de fertilizante que estão sendo descarregadas do navio Mystic Striker e enviadas para um silo – com capacidade para armazenar até 32 mil t – por meio de esteiras transportadoras, que podem movimentar até mil t por hora.
De acordo com o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a importação de fertilizante no porto de Paranaguá no primeiro semestre representou quase 50%. De janeiro a junho, o terminal importou quase 5 milhões de toneladas, volume 22% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no primeiro semestre, foram desembarcadas pouco mais de 10 milhões de t de fertilizantes no país inteiro.
Para o superintendente com o Terminal Público de Fertilizantes operando o fluxo de caminhões na área primária do porto deve ser reduzido, assim como as perdas do produto. “As empresas tendem a melhorar a produtividade na descarga e o porto tende a aumentar ainda mais a participação nesse mercado”, diz.
Já há melhorias previstas para suportar este crescimento. O próximo passo terá como foco a logística de recebimento do fertilizante pelo Porto de Paranaguá que contará com um pátio de triagem para organizar o fluxo de caminhões do produto, dentro e fora da faixa portuária.