A Crown Equipment Corporation, empresa americana que fabrica equipamentos de movimentação, inaugurou, no dia 2 de julho, sua primeira unidade no Brasil. Instalada em Jundiaí (SP), a Crown Lift Trucks chega para prestar suporte às operações da companhia no País, em especial no Estado de São Paulo. Ao todo, a empresa investiu cerca de US$2 milhões para estabelecer os departamentos de serviços, suporte e comercial. A Crown anuncia, porém, que neste primeiro momento não está prevista a instalação de uma fábrica no Brasil. Contudo, para garantir o abastecimento e serviço aos clientes, a empresa informa que serão aplicados recursos adicionais em estoque, equipamentos, ferramentas e treinamento.
A unidade situada no interior paulista conta com uma área de 3.300 m² e disponibiliza a linha completa de produtos da Crown, incluindo empilhadeiras a combustão e elétricas. Segundo o presidente da Crown Equipment, Jim Dicke III, a abertura da unidade expande a rede global de operações de varejo da companhia. “Nossos clientes estão ingressando estrategicamente neste mercado em crescimento e é importante estarmos lá com eles. O volume de bens distribuídos no Brasil significa oportunidade para produtos e serviços da Crown e nós estamos posicionados para atendê-los com nossa linha de produtos e nossos confiáveis programas de suporte”, diz.
O executivo explica que anteriormente a Crown atuava no País por meio de parcerias com distribuidores para vendas e serviços. “A Crown foi representada por vários distribuidores independentes de empilhadeiras no Brasil por quase 20 anos. Esperamos manter estas relações e trabalhar com distribuidores para explorar oportunidades de crescimento adicionais”, afirma.
Já o gerente-geral da Crown Lift Trucks no Brasil, Evandro Martins, garante que o modelo de negócios da empresa será diferente das opções de manuseio de materiais existentes atualmente no Brasil. “A experiência e o conhecimento especializado da Crown em operações de varejo direto vão contemplar os clientes no Brasil com um nível mais elevado de disponibilidade de produtos e peças, um conjunto completo de programas de serviço e suporte, e opções de locação/financiamento”, revela.
A companhia não divulga a expectativa quanto ao faturamento e o volume de equipamentos comercializados.