A Meritor Aftermarket, fornecedora de sistemas integrados, módulos e componentes para a indústria automotiva, inaugurou, no início do mês de fevereiro, seu novo centro de distribuição. A estrutura, localizada em Barueri (SP), conta com uma área total de 5 mil m², sendo 3 mil m² destinados à armazenagem, e demandou investimentos de R$ 1,7 milhão. Ao todo, são 3.700 posições-palete e a movimentação atual é de 4.400 SKUs por mês.
A novidade chega para substituir o antigo CD da empresa, instalado no município de Osasco (SP) e que possuía 2.200 m². Segundo o gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Meritor para a América do Sul, Marcelo Rosa, a nova planta será responsável por abastecer clientes em território brasileiro e países da América do Sul.
Rosa informa que CD de Barueri agilizará em 50% a distribuição. O executivo não revela números consolidados. “Esta planta possibilita que tenhamos uma área específica para o recebimento e despacho de mercadorias, o que aumentará nossa eficiência operacional”, diz. Ao todo, dez docas são destinadas a estes processos.
De acordo com o executivo, em função da localização do novo centro foi preciso reestruturar o modelo logístico da Meritor. “Estamos utilizando frota terceirizada e, agora, preparados para realizar, internamente, a roteirização. Além disso, para alguns clientes já efetuamos milk-run”, salienta. Os outros serviços disponibilizados são recebimento, armazenagem, manuseio, embalagem, montagem de kits e expedição.
A inauguração, além de otimizar a logística da Meritor, tem outro objetivo. Rosa adianta que a meta é oferecer, em breve, serviços logísticos a empresas parceiras. O gerente não revela mais detalhes sobre a estratégia. “A expectativa é de que com estes investimentos a empresa continue crescendo, com faturamento acima dos dois dígitos, a exemplo dos últimos anos”, ressalta.