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Assinado contrato de arrendamento do Tegram

Terminal instalado no Porto do Itaqui terá capacidade para movimentar 10 milhões de toneladas
Por Redação em 6 de fevereiro de 2012 às 10h46 (atualizado em 10/02/2012 às 10h44)

Assinado contrato de arrendamento do Tegram
Emap-Itaqui-site
Os produtores de grãos do Corredor Centro Norte contarão, em breve, com uma nova alternativa para escoamento da safra. Isso porque foi assinado, na última quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o contrato de arrendamento do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui (MA). O documento foi assinado pelo presidente e pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati e Daniel Vinent, pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, e por representantes das quatro empresas vencedoras da licitação – CGG Trading, NovaAgri Infraestrutura de Armazenagem e Escoamento Agrícola, Glencore Serviços e Comércio de Produtos Agrícolas e Consórcio Crescimento.

O prazo da concessão é de 25 anos, renováveis eventualmente por igual período. A expectativa é de que o Tegram movimente 10 milhões de toneladas até o final de 2019, quando será concluída a segunda fase da implantação do terminal, que contará com quatro armazéns, cada um com capacidade para 125 mil t.

De acordo com Fialho, da Antaq, a estrutura é estratégica para o agronegócio, porque está mais próxima das regiões produtoras do Centro Norte. “Isto reduz custos, aumenta a geração de renda e a criação de empregos no campo”, diz. Além do Estado do Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso e a região Sul do Pará serão atendidas pelo terminal de grãos.

Na opinião do presidente da Emap, a concorrência entre modais, bem como entre os arrendatários, favorecerá o produtor, porque pressiona os preços para baixo. Vale lembrar que, hoje, a produção chega ao porto tanto por rodovia quanto por ferrovia.

Para o secretário da Casa Civil do Estado do Maranhão, Luiz Fernando Silva, a modelagem da licitação para o arrendamento do terminal servirá de exemplo para empreendimentos do gênero. “Trata-se de logística pública, que atende a todos, operada por investidores privados. A grande diferença é que, em vez de um arrendatário, teremos quatro, que competirão pelos clientes”, afirma.

O presidente do Conselho da CGG Trading, uma das companhias vencedoras de licitação, Josué Gomes da Silva, dividiu o país em duas regiões produtoras, acima e abaixo do paralelo 16 sul. “A região ao sul do paralelo consome quase todo o grão que produz, enquanto a região ao norte exporta uma grande parte da produção. Os produtores desta região, que antes eram obrigados a exportar pelos portos do Sul, agora poderão fazê-lo pelo Tegram”, salienta.

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