Obras permitirão o embarque de açúcar em dias de chuva
A Rumo Logística, braço da empresa sucroalcooleira Cosan e maior exportadora de açúcar e grãos do mundo, anunciou a construção de duas coberturas em seus terminais no Porto de Santos para possibilitar o embarque de açúcar mesmo em dias de chuva.
Com previsão de conclusão até o final de 2012, uma cobertura metálica cobrirá o berço de atracação do Terminal Sul e terá 138 metros de comprimento e 76 metros de altura, suportando inclinação de chuvas de até 41º. Além de possibilitar o embarque contínuo de açúcar, a estrutura será revestida com uma membrana que captará água de reuso. A cobertura foi desenhada para atender as maiores embarcações de carga existentes, como os navios Panamax e Cape Size, que transportam de 80 até 120 mil toneladas.
Já o Terminal Norte receberá uma cobertura de tecido especial retrátil que será acionada em dias de chuva, possibilitando o embarque de açúcar a granel. A Rumo Logística será a primeira empresa do país a utilizar esta tecnologia, que contará com uma estrutura de 22 m x 19 m e peso aproximado de quatro mil toneladas. A proteção será acionada por meio de cabos tensionadores e um sistema de insuflamento automatizado que manterá o tecido esticado, capaz de suportar ventos de até 72 km/h e chuvas sem limites de inclinação, já que a cobertura envolverá todo o porão do navio. O projeto, batizado de Ecoloading, estará concluído já no primeiro semestre de 2011.
Atualmente, as chuvas fazem com que o terminal deixe de operar mais de 90 dias por ano, obrigando os navios a aguardar e provocando congestionamentos de caminhões no complexo santista. Além de reduzir o gargalo logístico, a previsão é que a nova estrutura aumente significativamente a exportação de açúcar no porto.
“Com estes projetos inovadores, poderemos aproveitar ao máximo nossa capacidade de embarque, com a oportunidade de continuar gerando divisas para o país”, diz Julio Fontana Neto, presidente da Rumo. “Além disto, esta iniciativa reafirma nosso compromisso com a responsabilidade ambiental, com a eliminação de gargalos logísticos e a otimização do reuso da água em nossas atividades”, completa o executivo.