Com 33.000 mil metros quadrados o novo terminal tem capacidade para ampliar em dez vezes as operações
A Braspress inaugurou, no último dia 13 de março, seu novo terminal em Curitiba. O local tem área total de 33.000 metros quadrados, sendo 11.900 metros quadrados de área construída, destes, 7.500 metros quadrados dedicados à área de cross-docking, e 76 docas para carregamento e descarregamento. Ao todo, a companhia investiu com recursos próprios R$ 20 milhões no empreendimento.
A novidade chega para substituir a antiga unidade da capital paranaense, que ocupava uma área total de 5.000 metros quadrados, com 2.200 metros quadrados de área construída, sendo 1.800 metros quadrados para a operação de cross-docking e 18 docas.
O diretor de operações, Luiz Carlos Lopes, conta que a mudança exigiu ampliação da frota em Curitiba. Agora são 38 veículos aplicados nas denominadas Linhas de Transferências Diretas, ramais que ligam o terminal aos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, além do estado do Paraná. “Hoje realizamos três mil entregas e 1.100 coletas nesta filial, mas a mudança possibilitará ampliar estes números em dez vezes”, garante.
Algumas iniciativas, antes impossibilitadas de serem implementadas devido à pequena estrutura, agora foram colocadas em prática, como a introdução de coletores. “Temos dados de cada etapa do processo”, resume. A baixa online – informação em tempo real transmitida pelo motorista assim que conclui a entrega – agora também é realizada. Outra novidade é a montagem de uma central de monitoramento de risco, da frota e estático, interna na filial, trabalho efetuado anteriormente pela matriz da empresa, em São Paulo. Manutenção e abastecimento dos veículos também estão sendo realizados internamente na unidade de Curitiba.
Lopes conta que a operação na capital do Paraná estava estrangulada e comemora o fato de a inauguração estar alinhada ao crescimento previsto para a companhia nos próximos cinco anos. Ele revela os números. “Hoje, emitimos um milhão de conhecimentos, o que gera três milhões de pacotes a cada 22 dias. Nossa meta é dobrar estes números”, afirma. Segundo o executivo, apenas as operações no estado do Paraná computaram, em 2009, crescimento de 34%, o que representou 10% do faturamento da Braspress.