Objetivo da locadora de equipamentos é nomear parceiros em vários estados para crescer 50% nos negócios
Para ganhar mercado e crescer 50% nos negócios neste ano, em relação a 2007, a Disktrans, empresa do Grupo Unihold, que desde 2003 atua no segmento de locação de transpaletes manuais, decidiu acelerar o seu programa de implantação de franquias e ganhar maior proximidade com os clientes.
Segundo Ivênia Gonçalves Carnaúba dos Santos, diretora -geral da Disktrans, apesar de ter iniciado o sistema há um ano e meio, a empresa ainda não tinha implementado uma política mais agressiva de escolha de parceiros. “Para não ter que investir em unidades próprias nos mercados em que mantemos clientes, optamos por escolher parceiros tanto para realizar o atendimento como a manutenção dos equipamentos”, explica a executiva.
Além da matriz na capital paulista e da unidade de negócio do Grupo em Ribeirão Preto (SP) que também atendem o mercado, hoje há três unidades franqueadas instaladas no Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte e, no próximo mês, será inaugurada a unidade de Porto Alegre – fechando o ano de 2008. No sistema da Disktrans, cada franquia atende às demandas num raio de 150 quilômetros, tanto para pedidos de locação como de assistência técnica. Por exemplo, a loja de Recife atende também o mercado de João Pessoa, e a do Rio de Janeiro alcança até Juiz de Fora (MG), localidades dentro da abrangência estabelecida pela empresa.
“Cada parceiro é uma pessoa jurídica, com licença para atuar sob a marca Disktrans. Não adotamos exatamente o modelo convencional de franquia, mas exigimos exclusividade, identificação e o mesmo nível de excelência dos serviços que prestamos ao mercado”, comenta a executiva. Outra exigência é de que todas as máquinas alocadas sejam fabricadas pela Paletrans, empresa do mesmo grupo. Em geral, são duas versões de carrinho hidráulico: para 2 mil e 2,2 mil kg, fabricados em inox, e de 2 mil a 3 mil kg, em aço carbono.
O ponto de honra da empresa, segundo a executiva, é o compromisso de reposição de uma máquina avariada no prazo máximo de 72 horas. Por essa razão, a proximidade com o cliente é fundamental – papel que agora é assumido em conjunto com os novos parceiros. “Quando uma das unidades da frota locada pelo cliente apresenta qualquer dano, é necessário apenas que o cliente entre em contato com a Disktrans e informe o número de identificação do equipamento que apresentou problema. A partir de então é efetuada a troca por outro em bom estado”, detalha Ivênia.
Aliás, um aspecto a ser destacado nessa prestação de serviço é o rígido controle de manutenção dos equipamentos, realizado constantemente pela Disktrans. Todas as máquinas são sempre reformadas na oficina da empresa e nunca no cliente. Dessa forma, a frota total, composta hoje por 14 mil transpaleteiras – com vida útil média de três anos – está sempre cuidada dentro de um mesmo padrão. Nas franquias há uma reserva técnica de 10% das unidades locadas em suas áreas de atendimento para emergências.
Mercado vigoroso
Na opinião de Ivênia, as unidades inauguradas devem reforçar as necessidades da demanda do fim de ano, pois a maior parte dos clientes são grandes redes varejistas, como supermercados. “Só no Rio de Janeiro atendemos a cerca de 50 lojas, com uma frota de aproximadamente 600 transpaleteiras”, exemplifica. Para se ter uma idéia da movimentação, entre os principais clientes da empresa figuram o Grupo Pão de Açúcar e a Sadia.
O sucesso do serviço, segundo a executiva, além da disponibilidade ininterrupta dos equipamentos e do bom atendimento, se deve à evolução contínua das máquinas, cujas inovações são implementadas muitas vezes com base na experiência operacional dos clientes. Um exemplo de dinamização de produto foi o aumento da altura de 18 cm para 20 cm, a pedido de um cliente, o que permitiu melhor mobilidade e agilidade operacional. Outras melhorias envolveram ergonomia e robustecimento das máquinas, para serviços mais pesados. “Essa é a vantagem de trabalhar em sinergia com o fabricante dentro de casa”, comenta Ivênia.
A estimativa da empresa para 2009 é atingir uma frota de 20 mil equipamentos para locação. Parte da sustentação desse planejamento foi possível graças à abertura das franquias neste ano. “Dos 50% de crescimento que vamos consolidar neste ano, 20% foram originados do trabalho dos nossos parceiros”, reconhece Ivênia. O faturamento total previsto para este ano é de R$ 8 milhões.