Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

McLane fatura 15% a mais em 2007

Por Redação em 18 de fevereiro de 2008 às 14h54 (atualizado em 05/05/2011 às 17h46)

Provedora de soluções logísticas destaca desempenho em picking e serviços customizados para clientes

A McLane, empresa norte-americana que atua no Brasil há 10 anos como provedora de soluções logísticas da cadeia de produção, fechou o balanço de 2007 com um faturamento 15% maior do que em 2006. E a razão principal do desempenho, segundo a gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios, Mônica Passos, é a força de vendas da companhia no mercado, tanto na ampliação da oferta de serviços para clientes cativos, como na conquista de novos em diversos setores da economia.
 
“Nossa empresa é conhecida pela sua atuação no segmento alimentício, porém nos três últimos anos vimos trabalhando as potencialidades dos mercados de higiene, cosméticos e saúde com mais afinco, além de expandirmos serviços junto a clientes tradicionais”, comenta. Segundo a executiva, estes setores vêm crescendo muito nos últimos anos e em 2007 registrou uma movimentação 30% maior para a empresa. Em especial, destacam-se clientes como a Procter & Gamble, Natura, Cadbury Adams e Magazine Luiza.
 
Com a Magazine Luiza, a empresa a empresa fechou contrato, no final de 2007, para realizar a operação de B2C, com a entrega das vendas realizadas por meio do portal de comércio eletrônico. “Muitas empresas necessitam que o produto seja colocado nos pontos de vendas tanto em grandes redes de varejo, como em farmácias, lojas de shopping e perfumarias. Isso exige muita flexibilidade operacional, pois cada vez mais aumenta a tendência de as companhias terceirizarem os serviços de logística em geral”, pondera.

Outro aspecto a destacar foi o setor de picking em geral (case picking, unit picking, etiquetagem e montagem de kits etc) que cresceu em torno de 10% com contratos spots, para a realização de serviços emergenciais, “over estoque” e operações sazonais, como a da Top Cau, uma das maiores fornecedoras de chocolate de marca própria no Brasil, por exemplo, para armazenagem e distribuição dos ovos de Páscoa em 2008. Além disso, foram firmados novos contratos com a Perdigão, para armazenagem de margarinas.

 “Devido à tropicalização de inúmeros produtos importados que têm chegado ao mercado nacional também realizamos um número enorme de etiquetagens e manualização, tarefa que antes não era tão expressiva”, conta Passos.

A McLane também investiu na diversificação de atuação em novos segmentos, como o de eletroeletrônicos. A Service IT Solutions, por exemplo, foi a primeira cliente do setor a utilizar os serviços de transportes da McLane. Essa missão é cumprida através de um elenco de transportadoras parceiras especializadas por tipo de cargas, como as fracionadas e “multitemperatura” (refrigeradas/congeladas), entre outras.

Para a executiva, o cenário econômico é bastante favorável, pois a expectativa é de aumento dos investimentos do exterior, através da instalação de novas empresas no Brasil – potenciais clientes para os operadores logísticos. “Também prevemos um aumento significativo das importações e a manutenção do crescimento das exportações que geram impacto direto no crescimento do setor”, analisa Passos.

Em 2008 a expectativa de crescimento é de 20%, em relação ao ano passado. “Em especial, devido à prospecção de novos negócios no segmento de eletroeletrônico, bem como na ampliação dos tipos de serviços prestados aos clientes consolidados”, garante Passos. Anualmente, a McLane realiza operações em todos os modais de transporte, movimentando mais de 1 milhão de toneladas de produtos e expedindo 7,6 milhões de caixas, em média, por mês no país. Apesar de não estar focada em ativos, a empresa tem um CD próprio em Porto Alegre, três locados em Cajamar, Barueri e Perus, todos em São Paulo, e mais um na Bahia.

Perfil

A McLane do Brasil integra o grupo norte-americano Berkshire Hathaway, Berkshire Hathaway e está presente no país desde 1997. A McLane do Brasil é provedora de serviços logísticos em todos os modais (aéreo, rodoviário, ferroviário, fluvial e marítimo) para companhias de vários segmentos, principalmente, alimentos, higiene e limpeza, cosméticos, farmacêuticos e eletroeletrônicos. 

www.mclaneco.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar