Ampliação da fábrica de Camaçari acontece antes do prazo previsto e vai consumir mais investimentos
Para atender à demanda do mercado nacional, a Continental, maior fabricante de pneus alemã, anuncia investimentos de 14,4 milhões de euros na ampliação de sua fábrica de Camaçari, BA. A meta é elevar a capacidade atual de produção de pneus para 18 mil unidades por dia, cerca de cinco mil a mais do que estava previsto inicialmente.
A unidade da Continental, inaugurada em 2006, ocupa 500 mil m² de uma área total de 800 mil m², na cidade baiana, e exigiu investimentos de US$ 260 milhões. Segundo Pedro Carreira, diretor-superintendente da fabricante, até o final de 2008 a unidade brasileira contará com 1.150 funcionários, 300 a mais do que atualmente. “Priorizamos a qualificação e a geração de empregos na Bahia. Hoje, 95% dos nossos colaboradores são baianos”, comenta, revelando que, neste ano, foram investidos R$ 6,5 milhões só em treinamento. Segundo o executivo já está em discussão na matriz na Alemanha o anúncio de novas expansões para o país, ainda não divulgados.
Produtos
A Continental esteve presente pela primeira vez na Fenatran – Salão Internacional do Transporte apresentando suas versões para aplicação em diversas operações comerciais. Entre os destaques foram mostrados pela primeira vez os supersingles HTL1 (445/45R19.5) e HDL1 (495/45R22.5), para uso tanto em transporte leve como pesado. O primeiro possui grande estabilidade devido ao aro de 19.5 que permite transportar mais carga a um menor custo, pois baixa o centro de gravidade e aumenta o volume transportado. O seu uso permite viagens mais velozes o que eleva a produtividade da empresa e permite um retorno mais rápido do investimento.
O segundo, o HDL1, é específico para o eixo de tração, possibilitando uma sensível redução no consumo de combustível devido a baixa resistência ao rolamento e a diminuição no peso do conjunto pneu e roda.
Outra novidade apresentada foi o pneu radial sem câmara HSR1, agora fabricado no Brasil, na unidade brasileira da Continental. O produto, um dos mais silenciosos do mercado, é ideal para cobrir distâncias médias e longas no tráfego regional onde as condições de pavimentos oscilam em qualidade, tornando os custos operacionais mais caros. Na sua fabricação a empresa adotou um composto especial e desenvolveu o produto com contornos extralargos que melhoram o desempenho da quilometragem e garantem boa dirigibilidade.
Para operações de médias e longas distâncias, a tecnologia do pneu HDR1 é uma opção interessante. Sua estrutura mais robusta combina o posicionamento dos blocos da banda de rodagem à profundidade e desenho dos sulcos transversais, resultando em um rendimento mais elevado da quilometragem e maior eficiência na tração. O cinturão de aço aumenta a resistência a cortes, permitindo maior número de racapagens.
Já o Continental HTR, desenhado para trechos de longas distâncias pavimentados e retos, é um supersingle que suporta maior tonelagem com segurança. Sua banda de rodagem possui uma grande área de contato com o solo o que possibilita um desgaste mais lento e equânime. O traçado dos sulcos evita a entrada de pedras, impedindo agressões à estrutura do pneu.