O empreendimento, instalado nas proximidades do porto de Santos, vai agilizar as operações de exportação
A JBS, empresa que controla o frigorífico Friboi, inaugurou no início do mês de outubro um terminal de contêineres em Cubatão (SP). A novidade exigiu investimentos de R$ 11 milhões e surge para auxiliar as operações da companhia na baixada santista e servirá como base para o envio de produtos ao exterior.
O terminal ocupa uma área total de 30 mil metros quadrados destinados à armazenagem de 240 contêineres reefers, totalizando seis mil toneladas de carne bovina. Além disso, o local conta com uma área para abrigar 600 contêineres vazios e mais um pátio de estacionamento capaz de receber 80 caminhões.
Segundo o diretor de supply chain da JBS, Vicente Zuffo, o terminal agiliza e flexibiliza as atividades da empresa junto à operação portuária, uma vez que o local está autorizado a operar como Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Sistema Redex). No terminal, será realizado todo o desembaraço para exportação a fim de que, posteriormente, os contêineres sejam enviados diretamente para a alfândega de Santos (SP). “Ganhamos mais rapidez no processo de liberação e, conseqüentemente, podemos assegurar qualidade de shelflife (vida útil na prateleira) de nossos produtos, bem como entregá-los nas datas programadas para cada envio”, diz.
Outra vantagem destacada com o início das operações do terminal e a conseqüente centralização das operações logísticas de exportação, é a possibilidade de a companhia obter um maior controle de toda a cadeia, incluindo a correta refrigeração dos alimentos.