Triagem e liberação dos veículos com destino ao porto de Santos serão facilitadas com ampliação do pátio
Segundo maior grupo de administração de concessionárias de rodovias do Brasil, a Ecorodovias está ampliando o seu terminal Eco Pátio Logística, localizado na cidade de Cubatão (SP), para aumentar o número de vagas de estacionamento de caminhões de 700 para 3.500 até abril de 2008 e, com a rotatividade dos veículos, a expectativa é receber até 12 mil caminhões por dia.
Holding que controla as concessionárias Ecovias dos Imigrantes (São Paulo), a Ecovia Caminho do Mar (Paraná) e a Ecosul – Rodovias do Sul (Rio Grande do Sul), a Ecorodovias expandiu as suas atividades para a área de logística em abril de 2006, com a autorização da concessão do Complexo Intermodal Cubatão (Cincu), uma área de 442,7 mil metros quadrados localizada no km 263 da rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá). Inicialmente, o espaço funcionava somente para estacionamento de caminhões e, com a regulamentação dos pátios de triagem (divulgada pela Codesp no início do ano), passou a ser utilizado pelos caminhões com destino ao porto que necessitam passar por um terminal para o controle e a liberação da carga de acordo as ordens de liberação do porto.
O montante total do projeto chega a R$ 93 milhões em investimentos em infra-estrutura e tecnologia, financiados pelo BNDES. As obras tiveram início no último mês de abril e têm prazo de conclusão de um ano. “Devemos ter mais de 80% da obra concluída ainda este ano”, afirma Sérgio Romani, diretor-superintendente do Eco Pátio Logística. As instalações e as áreas de descanso e lazer também serão ampliadas e melhoradas para dar mais conforto aos caminhoneiros. “Estamos implementando um centro de serviços para caminhoneiros com praça de alimentação, um truck center para serviços de emergência – como freios, suspensões e parte elétrica – e uma área de lazer com quadras de esportes e quiosques”, completa ele.
Os investimentos em tecnologia no pátio incluem mais de R$ 10 milhões em equipamentos e softwares para controle e gerenciamento da cadeia logística desde a origem, com o rastreamento das cargas, e também para análise de imagem para leitura de placas – todos esses dados serão incorporados em um software de gestão – enquanto os investimentos em infra-estrutura incluem a compra de balanças e as obras de drenagem, pavimentação e iluminação, além da instalação de postos de combustíveis.
Futuramente, a empresa deverá implantar um ramal ferroviário no pátio, a partir do qual as cargas serão transportadas para a margem direita ou esquerda do porto. “O pátio está localizado em um ponto central, eqüidistante 16 km das duas margens”, explica Romani, completando que há também estudos para o transporte por balsa, pois existe a possibilidade de utilização de uma hidrovia até o porto. “Nesta primeira etapa, no entanto, estamos focados em fazer o regramento da chegada de cargas para o porto de Santos”, completa ele.