Com a análise do Eia-Rima, a Fatma poderá emitir a licença ambiental para as obras de ampliação do terminal. Na primeira fase das obras, a área de armazenagem primária de contêineres vai aumentar em 24,4 mil metros quadrados. O EIA-Rima foi elaborado por técnicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e discutido em audiência públia em novembro de 2003. Como a análise do processo está atrasada, a superintendência do porto visitou a Fatma e reforçou a importância econômica do início das obras em Itajaí.
Terceiro porto brasileiro em exportação de contêineres, com 466.715 TEU´s*, Itajaí também é o porto brasileiro que mais exporta cargas congeladas. "A tendência de crescimento para 2004 é de 50%. Mas para isso precisamos ampliar as instalações", calcula Ênio Osmar Casemiro, superintendente do porto. Segundo ele, o porto itajaiense hoje opera com sua capacidade máxima.
Em 2003, segundo estatísticas da Receita Federal, o terminal de Itajaí movimentou US$ 3.048.950,358, entre embarques e desembarques. As exportações superaram em 18% os resultados de 2002, colocando Itajaí em primeiro lugar entre os portos catarinenses em geração de divisas.
Apesar de o Estudo de Impacto Ambiental ainda não estar concluído, em análise prévia, os ambientalistas constatam que as obras de prolongamento do cais e a ampliação da área de armazenagem de contêineres não causarão impacto ao meio ambiente. Uma nova reunião está agendada para o dia 29 de janeiro, com a presença do ministério público federal e estadual, superintendência do porto e Fatima.
Porto de Itajaí: (47) 341-8000
*TEU - Twenty Foot Equivalent Unit. Tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés. Para saber sobre outros termos utilizados na logística, consulte o dicionácio de logística do Tecnologística Online
Confira outros verbetes utilizados pelo mercado no Dicionário de Logística
www.tecnologistica.com.br/site/5,1,54.asp - T