Nova unidade em Limeira será voltada ao segmento de carne bovina para exportação
Operador logístico frigorificado, a Comfrio está ampliando sua presença em Limeira (SP) com a construção de um centro de distribuição para atender ao crescimento da demanda de exportação de carne bovina – atualmente, a empresa tem um CD na cidade voltado à armazenagem de sucos congelados e cargas secas, com capacidade de 35 mil m3.
As obras do novo empreendimento tiveram início na segunda semana de maio e o início das operações está previsto para novembro de 2007, em um projeto adequado para atender aos requisitos de exportação dos países da Comunidade Européia e Rússia, entre outros. Além de armazenagem, os clientes contarão com os serviços de controle de estoques, etiquetagem, gerenciamento intermodal, suporte fiscal, desenvolvimento de projetos e transporte de transferência em carretas.
A nova unidade receberá investimentos totais de R$ 30 milhões e, quando estiver totalmente concluída em 2008, oferecerá um volume de 62 mil m3 de armazenagem para produtos resfriados e congelados em 13 mil posições-paletes, e terá capacidade para movimentação de 40 mil toneladas/mês em 40 docas. O armazém terá quatro câmaras frigoríficas e oito túneis de congelamento, e serão instaladas 50 tomadas reefer.
Para o início das operações este ano, o investimento previsto é de R$ 10 milhões e a oferta será de 3,5 mil posições-palete em um volume de 20 mil m3, para movimentar 10 mil toneladas/mês.
Expansão no estado
A Comfrio tem cinco unidades operacionais no estado de São Paulo, das quais duas estão localizadas em Bebedouro e uma nos municípios de Monte Azul Paulista, Ribeirão Preto e Limeira. O mercado de carnes para exportação não é novo para o operador logístico, que destina parte das áreas de armazenagem em Bebedouro e Ribeirão Preto a este segmento.
“Estamos construindo esta unidade em Limeira pela localização junto a três importantes corredores de exportação, que são as rodovias Washington Luiz, Bandeirantes e Anhanguera”, afirma Francisco Moura, gerente de Operações da Comfrio. “A produção de carnes bovinas está concentrada hoje no estado de São Paulo e na região Centro-Oeste, e estas três vias são as principais para chegar ao Porto de Santos, pelo qual passam 90% do total da carne bovina exportada pelo Brasil”.
Apesar do foco na exportação, a Comfrio também utilizará a nova unidade para operações de outras mercadorias. “Temos um foco na exportação e outro na distribuição física – hoje, realizamos a distribuição de alimentos perecíveis para todo o interior do estado de São Paulo, e aumentaremos a participação no mercado da Grande Campinas com a inauguração”, explica Moura. A distribuição a partir de Limeira cobrirá um raio de atuação de 200 km.